TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DO NAME

Casos: VIII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DO NAME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

VIII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DO NAME

A oficina Pedagógica realizada pelo NAME ofereceu para os profissionais da Educação novas idéias e uma metodologia diversificada para estarmos desenvolvendo nossa pratica pedagógica dentro da sala de aula de forma descontraída que impeçam os alunos de se dispersarem ao aplicarmos as atividades das apostilas.

Dividido por turmas (professores de maternais I, maternais II e pré-escolas ) trocamos experiências e muitas informações que transformam o nosso cotidiano e transmitem orientações onde o foco inicial era perceber as interações tanto entre os adultos, como dos adultos com as crianças e das crianças entre si. Mas, em um primeiro olhar, a estrutura organizacional da escola, onde as atividades eram dirigidas e planejadas predominantemente pela professora, mostrava mais explicitamente as interações que eram propostas pelos adultos do que as realizadas pelas crianças com autonomia. Como perceber as interações que partiam das crianças tendo uma fala, por parte dos adultos, tão orientadora e propositiva?

Assim como a administração do tempo das atividades, o uso de instrumentos de controle, no caso aqui a música, também dificultou a percepção das interações entre as crianças. Em nome da ordem e da continuidade do planejamento, as interações propostas pelas crianças, dentro do espaço da sala de aula, muitas vezes foram interrompidas. Para a construção de uma estratégia metodológica de pesquisa que trouxesse as ações das crianças para o centro da cena, o ato de olhar e de ouvir teve que penetrar nessa imagem principal e encontrar as crianças no fundo da cena para que, só então, elas pudessem ser as protagonistas. A dificuldade em ver as crianças nesse primeiro momento traz algumas questões fundamentais: que papel as crianças assumem na escola de educação infantil? Se acreditarmos que a identidade da educação infantil está em construção, que apostas norteiam as suas práticas nesse processo? Quem são os protagonistas da ação educativa? Para responder a essas questões pareceu ser necessário discutir a identidade, pois o aprofundamento nesse tema pode nos revelar aspectos do campo de pesquisa e das ações ali existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com