TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lagos

Artigo: Lagos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 2

RIO : FLUXO UNIDIRECIONAL DE AGUA

LAGOS

1. Conceito e diferenciação de lagos de outros corpos de águas continentais

2. Classificação de lagos quanto a gênese: logos de origem endógena e exógena.

3. Lagos de origem endógena: são formados por processos interiores da crosta terrestre. Ex. lagos formados por movimentos da crosta terrestre, lagos formados por vulcanismo.

a) lagos formados por epirogenese: movimentos verticais lentos da crosta terrestre, resultando no isolamentode grandes massas de água, geralmente de pequena profundidade. Ex. Mar Cáspio, Mar de Aral

b)Lagos formados por falhamentos: movimentos abruptos causam a descontinuidade na crosta terrestre originando lagos.

c)Lagos formados por vulcanismo: são lagos formados pela atividade vulcânica. Existem 4 tipos

-lago de caldeira

-lago de cratera

-lago de barragem

-maar

4. Lagos de origem exógena: formados por processos exteriores a costra terrestre. Ex. atividades de geleiras, atividades de rios, ação eólica, associados a região costeira, formados por organismos...

a) lagos formados por atividade de origem glacial: lagos comum no hemisfério norte principalmente em latitudes elevadas

b)lagos formados por atividades de rios

-lagos de ferradura:são provavelmente os lagos frequentes na rede hidrográfica brasileira. Os rios senis apresentam sinuosidades chamadas MEANDROS. Esses lagos são formados por isolamento de meandros, através de processos de erosão e sedimentação.

-lagos de barragem fluvial: são formaods quando o rio principal transporta uma grande quantidade de sedimentos, que é depositado ao longo das margens e do seu leito, causando o represamento de seus afluentes, que são transformados em lagos.

-lagos de inundação: são encontrados principalmente na planície amazônica, pantanal de mato grosso e também as margens do rio são Francisco. São formados em depressões que comunicam-se com o rio principal ( geralmente através de canais) no período de cheias, quando o rio extravasa do canal principal e preenche essas depressões originando lagos. Mo período de seca os maiores permanecem.

c) lagos de formação eolicas: são lagos formados pela ação do vento

d)lagos associados a região costeira

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM LAGO E UMA LAGOA?

a primeira diferença esta no tamanho. Ambos são definidos como uma extensão de água cercada por terra mas lagos são maiores. O problema é que não existem dimensões mínimas ou máximas para cada um deles, o que pode gerar confusões. Existe outra diferença relacionada a origem de sua formação. “os lagos geralmente são resultados de transformações em larga escala do relevo terrestre”, afirma o geógrafo Mario de Biasi, da universidade de são Paulo (USP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com