TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livre Comércio

Casos: Livre Comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.

As zonas de livre comércio foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para formação de organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de vários tipos, entre eles, as zonas de livre comércio com o objetivo de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias.

Com uma economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para os problemas comerciais. Teoricamente, o comércio entre os membros de um bloco aumenta a gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações geralmente são formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.

Os blocos econômicos atuais podem ser classificados como: zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Cada modalidade equivale a um grau de comprometimento maior de soberania, e cabe aos membros do bloco decidir qual é o nível mais adequado.

Entre os blocos de livre comércio encontra-se o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), criado em 1991, com o objetivo de instalação de zona de livre comércio, eliminação de barreiras alfandegárias e união aduaneira. Os membros do MERCOSUL são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com