TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrópole

Relatório de pesquisa: Metrópole. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos

1) Reconhecer e localizar, no mapa do mundo, as maiores metrópoles.

2) Conhecer os problemas ambientais existentes nos grandes centros urbanos e perceber que eles comprometem a qualidade de vida dos seus habitantes.

3) Analisar a situação ambiental dos grandes centros urbanos do mundo.

4) Perceber que a urbanização é acompanhada de crescimento populacional, o que promove uma conseqüente intensificação do uso e da ocupação do solo, gerando diversos problemas ambientais.

5) Identificar os problemas ambientais presentes na cidade onde se encontra a escola.

6) Propor quais mudanças seriam necessárias para solucionar os problemas ambientais encontrados.

Ponto de partida

Leitura dos textos Metrópoles apresentam graves problemas, Impactos ambientais da urbanização e Grandes cidades são ilhas de calor.

Estratégias

1) Inicialmente, solicitar que os alunos pesquisem quais são as maiores metrópoles do mundo, com mais de 10 milhões de habitantes. As cidades encontradas deverão ser indicadas num mapa-múndi.

2) Depois, escrever na lousa o nome das maiores metrópoles e pedir para os alunos realizarem correções, se necessário. Aproveite para definir "urbanização", bem como outros temas, como "área metropolitana" e "metrópole".

3) Dividir os alunos em grupos. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar em jornais, revistas ou livros os problemas ambientais que existem em algumas cidades de diferentes continentes. Também, se possível, é importante os alunos conseguirem imagens das metrópoles pesquisadas. Pedir para que observem as imagens, comparando-as aos problemas no meio ambiente que podem se manifestar, em decorrência da concentração populacional.

4) Solicitar aos grupos que apresentem, na forma de seminários, as cidades que foram pesquisadas e os seus problemas ambientais. Enquanto isso, na lousa, elabore uma tabela com duas colunas: na primeira deve ser escrito o nome da cidade pesquisada; na outra, os problemas ambientais levantados pelos alunos. Após as apresentações dos grupos, chamar a atenção para o fato de que em todas as metrópoles - as localizadas nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento - existem praticamente os mesmos problemas ambientais, ocasionados, sobretudo, pelo crescimento populacional.

5) Em seguida, na lousa, listar, explicar e caracterizar cada problema ambiental presente nas metrópoles. Cientes dessas informações, os alunos, ainda divididos em grupo, devem pesquisar sobre a cidade onde está localizada a escola, com o objetivo de identificar se os problemas ambientais explicados anteriormente existem ali. Peça para que observem o trajeto casa-escola e registrem no caderno se há poluição (visual, atmosférica ou sonora), carência de arborização, esgoto a céu aberto, congestionamentos, etc.

6) Após essa etapa, os grupos deverão mostrar os registros feitos à classe e chegar a um consenso quanto aos problemas ambientais observados. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com