TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS DE PÓLE EXPLOSIVO

Projeto de pesquisa: PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS DE PÓLE EXPLOSIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.172 Palavras (33 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 33

PREVENÇÃO E CONTROLE DOS RISCOS COM POEIRAS EXPLOSIVAS.

1 INTRODUÇÃO.

Neste trabalho procuramos enfocar os efeitos dos incêndios e explosões que acontecem com

Poeiras em suspensão ou acumuladas cujos efeitos podem ser de uma ou outra situação,

Inicialmente daremos um enfoque técnico abrangendo os materiais objeto de nosso trabalho.

Como nossa atividade esta bastante vinculada à Agro Indústria, e de madeiras, nossos exemplos

São destas áreas, porém, lembramos que situações tão ou mais graves com poeiras explosivas.

Acontecem também nas indústrias química, farmacêutica e metal mecânico entre outros.

1.1 INCÊNDIOS

Os incêndios ocorrem com quaisquer materiais combustíveis, porém, para que tal aconteça é necessário. Que a quantidade de material combustível seja muito grande, e as partículas, tenham pouco espaço. Entre si, impedindo um contato direto e abundante com o oxigênio do ar. As partículas devem, porém. Estar afastadas entre si, de maneira que apesar da existência da fonte de ignição e da consequente combustão local, não seja permitida a propagação instantânea do calor de combustão às partículas localizadas nas camadas mais internas, devido à insuficiência de ar. Desta forma, a queima se dá por camadas.

Em locais onde poeiras estejam depositadas ao longo das jornadas de trabalho, ou numa das seguintes formas:

• Empilhados

• Em camadas

• Armazenados em tulhas

• Depósitos

• Outros

A ignição que ocorre em camadas deve ser controlada com cuidado, para evitar que o material.

Depositado em estruturas, tubulações e locais de difícil visualização e limpeza, sejam colocados em suspensão, formando a nuvem de poeira, que evoluirá para explosão, pois há no ambiente os fatores de deflagração da mesma, isto é fogo e energia. O incêndio por camadas, igualmente, é de difícil extinção, podendo prolongar-se por várias horas após sua extinção.

2. EXPLOSÕES

Ocorrem frequentemente em unidades processadoras em referência, onde as poeiras tenham.

Propriedades combustíveis; é necessário, porém que as mesmas estejam dispersas no ar e em.

Concentrações adequadas. Isto ocorre em pontos das instalações onde haja moagem, descarga,

Movimentação, transporte etc., desde que sem controle de exaustão e desde que, obviamente existam os. Fatores desencadeantes. Ocorrem frequentemente em instalações onde são processadas:

Prevenção e Controle dos Riscos com Poeiras Explosivas.

Farinhas de: trigo, milho, soja, cereais etc.

Particulados: açúcar, arroz chá, cacau, couro, carvão, madeira, enxofre, magnésio, eletrometal. (ligas)

2.1. EXPLOSÕES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

A poeira depositada ao longo do tempo nos mais diversos locais da planta industrial, quando agitada ou colocada em suspensão e na presença de uma fonte de ignição com energia suficiente.

Para a primeira deflagração, poderá explodir, causando vibrações subsequentes pela onda de.

Choque, isto fará com que mais pó depositado entre em suspensão e mais explosões aconteçam, cada qual mais devastadora que a anterior, causando prejuízos irreversíveis ao patrimônio, paradas no processo produtivo e as pior, vidas são ceifadas ou ficam alijadas de sua capacidade elaborativa com as consequências por todos conhecidas (incapacidades totais e permanentes)

3. TRANSFORMAÇÃO DE INCÊNDIO EM EXPLOSÃO

A mudança de incêndio para explosão pode ocorrer facilmente, desde que poeiras depositadas nas cercanias do fogo, sejam agitadas, entrem em suspensão, ganhem concentração mínima, e como o local já esta com os ingredientes necessários, o próximo passo é o desencadeamento das subsequentes explosões. Ao contrário, se as poeiras em suspensão causarem uma explosão, as partículas de poeira que estão queimando saem da suspensão e espalham o fogo. Nestes termos os danos podem ser consideravelmente maiores evoluindo ainda para incêndios.

POEIRAS

O material à esquerda é um grão convencional de indústria agrícola e que após passar por uma peneira, resultou na poeira à direita, poeira esta de propriedades inflamáveis, obtidas em laboratório para ensaio, para fins de ensaios de exclusividade. Teste de combustividade do material, embora não haja contato entre a chama e o material depositado no disco de amianto, o pó libera seus voláteis que com um fator inicializaste adequado podem entrar em combustão ou em ambientes confinados resultar em explosões.

As misturas combustíveis finamente pulverizadas são em geral muito perigosas. Os depósitos de poeira combustíveis sobre vigas, sobre máquinas em torno dos locais de transferência no transporte, são suscetíveis de incendiar com chamas. Ao entrar em ignição, as poeiras combustíveis suspensas no ar podem produzir fortes explosões. Por outra parte, se as poeiras são agentes oxidantes e se acumulam sobre superfícies combustíveis, o processo de combustão se acelera consideravelmente no caso de incêndio. Si se mistura um agente oxidante finamente pulverizado com outras poeiras combustíveis, a violência da explosão resultante será muito mais grave que se faltasse tal agente oxidante. Para sufocar ou deter os incêndios ou deflagrações de poeiras combustíveis se empregam materiais inertes, tais como a pedra cal, gases inertes etc.

Embora as explosões de poeiras se tenham contabilizado desde 1795 e os métodos para controla-las tenham sido publicados, ainda hoje seguem produzindo graves acidentes. Em menos de uma semana, produziram-se importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com