TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Migratórios

Artigos Científicos: Movimentos Migratórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples. As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais. Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde, para continuarem vivas.

Mas o que se verifica ao longo da história é que predominam os fatores econômicos, como principal causa dos movimentos migratórios humanos. Nas áreas de repulsão populacional, observam-se crescente desemprego, subemprego e baixos salários; já nas áreas de atração populacional, vislumbram-se melhores perspectivas de emprego e salário e, portanto, melhores condições de vida. É o caso da emigração para os países desenvolvidos com destaque para os EUA, Canadá, Japão, Austrália e países da Europa Ocidental, o que faz com que esses países tenham um elevado número de imigrantes.

Os movimentos populacionais podem ser classificados em voluntário, quando o movimento é livre, espontâneo; forçado, como nos casos de escravidão, de perseguição étnica, religiosa, política ou alguma catástrofe natural; e controlado, quando o Estado controla numérica ou ideologicamente a entrada e saída de migrantes.

Sabemos que as melhorias imaginadas pelos migrantes muitas vezes não são alcançadas em sua plenitude e que novos problemas podem passar a fazer parte de seu cotidiano. Nem sempre eles são bem vindos aos lugares de destino e muitas vezes enfrentam a xenofobia do povo local, a discriminação e a marginalização, constituindo um grande contingente de cidadãos de segunda classe.

Segundo a ONU, mais de 200 milhões de pessoas residem fora de seu país de origem. Os países desenvolvidos abrigam 60% dos imigrantes do planeta e, portanto, 40% residem em países em desenvolvimento. A Europa é o maior receptor de imigrantes, seguido pela Ásia e a América do Norte. Por países, os EUA é o maior receptor de imigrantes. Em muitos casos esses imigrantes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento são responsáveis por um importante ingresso de capital nos seus países de origem. Os países de onde saem os emigrantes enfrentam a perda de trabalhadores, muitos deles qualificados, que poderiam contribuir para o crescimento econômico e melhoria das condições de vida. As regiões de maior fluxo de emigrantes é a África seguida da América Latina.

Os movimentos migratórios são mais intensos nos países com mais desigualdades regionais, naqueles onde poucas áreas muito ricas dividem o espaço com outras muito pobres. Esse quadro é comumente encontrado em países subdesenvolvidos industrializados, que, dependendo do ponto de vista, são também chamados de países em desenvolvimento ou emergentes. Ocorrem também entre países que apresentam níveis de desenvolvimento muito díspares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com