TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Migratórios

Dissertações: Movimentos Migratórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Movimentos migratórios

FLUXO IMIGRATÓRIO – A taxa de crescimento populacional é composta pelo crescimento vegetativo e pela entrada de imigrantes. O Brasil, desde o início de sua colonização, recebeu grandes contingentes populacionais. No Período Colonial, esse contingente foi quase exclusivamente de portugueses e de negros. A partir da última década do século XIX, vieram europeus de várias nacionalidades (principalmente italianos, alemães e espanhóis) para substituir a mão-de-obra escrava nas fazendas de café. Calcula-se que, desde aquela época até hoje, entraram no Brasil cerca de 4,5 milhões de imigrantes.

FLUXO EMIGRATÓRIO – Nos últimos vinte anos, todavia, em decorrência das prolongadas crises socioeconômicas e da redução das oportunidades no mercado de trabalho, houve um importante fluxo emigratório. Trata-se de uma emigração de natureza econômica: os brasileiros buscam melhores condições de emprego nos países ricos. Hoje, mais de 2 milhões de brasileiros moram no exterior. Desse total, mais de 200 mil estão no Japão, os chamados decasséguis (filhos e netos de japoneses que vão trabalhar no Japão); mais de 600 mil residem na costa leste dos Estados Unidos; cerca de 165 mil estão vivendo no Paraguai (alguns são fazendeiros que dominam a produção de grãos e a pecuária daquele país).

MIGRAÇÕES INTERNAS – As migrações internas têm igualmente causas econômicas. As populações das regiões mais pobres deslocam-se para as que apresentam maior desenvolvi-mento e oportunidade de trabalho. Assim, fala-se em áreas de atração e áreas de expulsão.

Historicamente, o Nordeste é uma área de expulsão; o Sudeste, em particular as áreas metropolitanas de são paulo e do Rio de Janeiro, de atração. Essa migração regional também ocorre do campo para a cidade. Os camponeses vêm sendo expulsos de sua terra em decorrência da estrutura fundiária do País, da violência no campo, da mecanização da agricultura e de fenômenos meteorológicos, como os longos períodos de seca.

Nas décadas de 1960 e 1970, houve mudanças na direção dos fluxos migratórios para as regiões norte e Centro-Oeste, incentivados pela política oficial de colonização. Para essas regiões, dirigiram-se não apenas os nordestinos, mas também os sulistas (em decorrência da estrutura fundiária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina), grandes contingentes populacionais sem acesso à terra.

Migrações: Movimentos Populacionais

Migração - Imagem capturada na Internet

MIGRAÇÃO

Trata-se do deslocamento ou movimento do indivíduo ou de sociedades humanas de um lugar para outro.

Qualquer mobilidade espacial envolve duas áreas, de um lado se configura a saída (emigração) e do outro, o movimento de entrada (imigração).

O movimento migratório pode ser provocado por diferentes fatores, podendo estes serem de atração ou de expulsão.

• FATORES POSSÍVEIS DE SAÍDA (EXPULSÃO)

- Guerras ou conflitos armados;

- Condições climáticas rigorosas;

- Perseguições políticas, religiosas ou étnicas;

- Desastres naturais (cheias, secas, incêndios naturais, terremotos, erupções vulcânicas etc.);

- Desastres de origem antrópica (acidente nuclear, contaminação ambiental de grandes proporções e comprometimento da qualidade de vida etc.);

- Epidemias;

- Estagnação econômica.

• FATORES POSSÍVEIS DE ENTRADA (ATRAÇÃO)

- Maior oferta de emprego;

- Tolerância política, ideológica, religiosa ou racial;

- Dinamismo econômico;

- Melhores condições de vida;

- Programa ou Política governamental, estimulando a imigração.

Em consequência da Globalização, hoje, as migrações se caracterizam mais pelo fator econômico, incluindo aí, todos os aspectos relacionados a este, tais como oferta de emprego, melhores condições de vida, salários atrativos, ofertas de cursos para aprimoramento e/ou aperfeiçoamento profissional etc.

Em razão disso, até hoje se mantiveram e ampliaram-se os fluxos de pessoas dos países subdesenvolvidos (pobres) para os países desenvolvidos (ricos).

Em relação às ÁREAS DE DESLOCAMENTO, as migrações podem ser:

◊ INTERNAS OU NACIONAIS: quando o deslocamento do indivíduo é realizado entre cidades, estados ou regiões no âmbito de seu próprio país.

Estas se subdividem em:

Migração inter-regional: quando se realiza de uma região para outra. Exemplo: Migração de nordestinos para a região Sudeste;

Migração intra-regional: quando se realiza dentro da mesma região.Exemplo: Migração da da área rural para os centros urbanos, em busca de melhores condições de vida.

◊ EXTERNAS OU INTERNACIONAIS: Quando o deslocamento do indivíduo é realizado entre países. Exemplo: Migração de brasileiros para os EUA, Itália ou Espanha.

• As migrações podem ocorrer sob as seguintes CIRCUNSTÂNCIAS:

◊ MIGRAÇÃO ESPONTÂNEA: quando ela se dá por livre escolha do próprio migrante;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com