TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais: Uma Contextualização Teórica

Por:   •  5/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)[pic 1]

CAMPUS DE PORANGATU

CURSO DE GEOGRAFIA

Movimentos sociais: uma contextualização teórica

Leilane Martins de Oliveira

Porangatu/GO

Junho/2016

1 – Teça comentários a respeito da perspectiva de classe para compreensão dos movimentos sociais.

Segundo Pedon, um movimento social só existe numa perspectiva de classe. Classe e a união de pessoas com interesses em comuns que visa praticarem uma ação no meio em ocasião de dificuldade. As pessoas reúnem para discutir os problemas e/ contradições sociais e decidirem se pode vim de acontecer ou não manifestações ou movimentos sociais contra a ordem que hierarquia ( Estado) estabelece. Fundamental a delimitação de seu campo de extensão assim como da qualificação da base social do movimento para que estratégias e ações sejam alcançadas .De acordo com o autor movimentos de base territorial  tem duração maior, que o movimento especifico em que organização diminui depois da conquista.

2 – Argumente a respeito do que podem ser consideradas as ‘’ as lutas sociais primitivas’’ Destaque algumas dessas mobilizações.

De acordo com Gohn ( 2003) as lutas sociais primitivas e as mobilizações que ocorreram deste o período colonial no Brasil. Fatos, relacionado com diferentes classes e categorias sociais, as lutas uma forma de busca garantir os direitos ou bens necessário para melhores condições de vida. Consiste em atitudes contra as injustiças e discriminação sociais. É preciso destacar os movimentos populares liderados por homens do povo, a reação indígena, os quilombos, a revolta dos negros entre outros.

3- Estabeleça a diferença entre mobilizações sociais como os movimentos milenaristas e as turbas urbanas.

Movimentos milenaristas visa transformação completa e radical do mundo, caráter revolucionário, falta de organização, mobilização com maior racionalização e politização, tomando um viés mais revolucionário, ideário socialista. E a turba urbana manifestação especifica da metrópole pré - industrial clássica e cidade do capitalismo. Mobilizações pré – politicas, objetivos limitados e de curto alcance e ações de protesto na forma de revolta periódica, movimento tradicionalista e conservador; distinto de ideologia e de um projeto de transformação politica da sociedade.

4 – Indique por que essas agitações primitivas eram incapazes de produzirem, de fato, uma transformação social.

As agitações primitivas eram incapazes de produzirem, de fato, uma transformação social. Porque as mobilizações não eram planejadas de forma correta havendo falta de ideologia no caráter das lutas, organização, estratégias, orientação e programas de ação com importância social resultado o fracasso dos movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com