TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NAFTA

Pesquisas Acadêmicas: NAFTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

A Tradução do Nafta para o Português significa "Tratado Norte-Americano de Livre Comércio. Foi criado em 1933, e nada mais é que um bloco econômico formado por 3 países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. Essa união tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre esses países, assim como, abolir as taxações sobre circulação de mercadorias e produtos. Um dos prinicpais motivos da criação desse bloco econômico foi fazer frente à União Europeia, que havia alcançado um grande êxito no cenário mundial.

O Nafta é composto por apenas três países, e há um grande desnível entre as economias de seus membros, já que os Estados Unidos é a maior economia mundial. O Canadá, mesmo tendo uma boa economia, qualidade de vida e etc., ainda é uma nação que depende muito dos recursos financeiros dos EUA. Já o México, considerado uma economia emergente, só foi convidado para fazer parte desse bloco econômico pois seus habitantes são consumidores frequentes dos produtos canadenses e norte-americanos. Ou seja, México só foi inserido nesse bloco devido ao seu mercado consumidor, ser detentor de uma grande jazida de petróleo, um recurso importante para os EUA e Canadá, e também fornece mão de obra barata.

Parte João: (4º A Falar)

Os Estados Unidos tem um grande desejo de expandir a atuação desse bloco econômico e superar a União Européia. Na verdade, as pretensões desta potêncial mundial é da implantação de um megabloco, estabelecendo o livre comércio entre os países da Américas do Norte, Central e do Sul (com exceção à Cuba). No entanto, a criação desse bloco serviria preferencialmente os interesses norte-americanos, que possuem uma economia superior em relação aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento das outras Américas.

Parte Henrique: (Ultimo)

Alguns dados econômicos do Nafta:

- População: 418 Milhões de habitantes

- PIB (Produto Interno Bruto): 10,3 trilhões de dólares

- Renda per Capita (Em Doláres dos EUA): 25.341

Uma curiosidade interessante é que o Chile está em fase de estruturação para fazer parte do Nafta. As relações comerciais entre este país e o bloco econômico estão aumentando a cada. Breve o Chile poderá ser um membro efetivo do Nafta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com