TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nordeste: ocupação e organização do espaço exterior

Resenha: Nordeste: ocupação e organização do espaço exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Nordeste: Ocupação e organização do Espaço

O Nordeste é a região de ocupação mais antiga, onde a fundação de vilas e cidades se deu, inicialmente, ao longo do litoral.

A construção dos primeiros núcleos urbanos no litoral nordestino resultou da preocupação dos colonizadores com a defesa do território.

Ao longo do século XVI, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial.

As condições naturais, a existência de latifúndios, o desenvolvimento da monocultura e o trabalho escravo garantiu a produção açucareira, atividade que é desenvolvida até hoje no Nordeste.

A criação de gado foi outra atividade econômica que se desenvolveu no Nordeste, inicialmente relacionada à produção de açúcar.

Os bois eram utilizados nos engenhos como animais de tração e de transporte da cana-de-açúcar e constituíam fonte de abastecimento de carnes e couro.

Posteriormente esses animais passaram a ser criados em áreas distantes do litoral, onde as condições do clima e do solo não eram favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar. Com o tempo, a criação dos rebanhos possibilitou a ocupação do interior do Nordeste.

No final do século XVII, a agricultura canavieira do Nordeste entrou em crise. Isso ocorreu devido, principalmente, à concorrência das Antilhas, que, com preços mais baixos, conquistaram os mercados europeus de açúcar.

Já no século XIX, o cultivo de algodão, que era realizado no Agreste e no Sertão nordestinos, sofreu com a concorrência dos Estados Unidos, constituindo mais um elemento da decadência econômica da região.

Como consequência da decadência econômica sofrida, a Região Nordeste passou a ser uma área de repulsão populacional.

O espaço Colonial do nordeste

O Brasil começou a ser explorado no século XVI, em um período em que países europeus buscavam especiarias (cravo- da- índia, noz moscada, pimenta do reino, canela, gengibre, açafrão, entre outras )e ouro, que ficou conhecido como Expansão Marítima – Comercial (séculos XV e XVI ), época das Grandes Navegações. A sociedade vem transformando e organizando o espaço geográfico brasileiro de acordo com as diretrizes do sistema capitalista. Quando explorado com colônia, a maior parte das riquezas obtidas em suas terras tinha como destino a metrópoles e o mercado externo. A ocupação do território brasileiro na época colonial resultou no primeiro modelo de organização econômica: os arquipélagos coloniais que consistiam em “ilhas” desarticuladas e voltadas para o exterior. As mais importantes atividades econômicas da colônia foram o cultivo de cana- de- açúcar e amineração. Após a decadência da cana- de- açúcar no Nordeste e a descoberta de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais, o Sudeste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com