TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo de Wilson

Por:   •  10/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo de Wilson

O foi proposto por John Tuzo Wilson por volta dos anos 60, um ciclo que ocorre o surgimento e destruição da crosta oceânica, sendo observado os processos de desenvolvimento e fechamento de um oceano correlacionado à tectônica de placas, na qual o ciclo é se divide em seis estágios:

1° Estágio Embrionário

Ocorre o processo distensivo, se deve ao adelgaçamento e soerguimento da litosfera por efeito de anomalias térmicas, nesse processo acarretará processos de iniciais de rifteamento, além de se está associado ao processo erupção de magma alcalinos.

Esse estágio se associa a início do processo, ocorre depósitos sedimentares grosseiros nesses vales, sendo limitado por falhas extensionais (normais), o eixo do vale geralmente fica mais ou menos perpendicular à direção da tensão.

Esses estágio pode se associar a bacias Proto-oceânicas.

2° Estágio Juvenil

Conforme a evolução do processo de rift (ou do estágio embrionário), ocorre a expansão do ambiente de acomodação de sedimentos,  com isso se inicia a sedimentação de material oceânico (podendo ter evaporítos) a essa bacia em evolução, mas ainda tendo uma um uma participação de sedimentos fluviais e magmatismo estará associado a bacia.

3° Estágio de maturidade

E estágio os continentes estão afastados, devido a evolução e expansão do oceano. Nessas regiões da crosta continental e a transição para a crosta oceânica ao longo das margens das bacias dos oceanos são chamadas de margens passiva.  

 

4° Estágio Senil

Esse estágio está associado ao desenvolvimento de fossas e começa a subducção em locais propícios (geralmente nos limites ou próximos aos limites continentes/ oceanos), em um ou ambos os lados do oceano que se abriu.  

Formam-se o arco insular ou magmático e as bacias associadas (retroarco[Backarc], antearco[Forearc] e outras menores)  

 

5° Estágio Terminal

Nesse estágio o oceano está iniciando o processo de fechamento, mediante aproximação dos continentes e a colisão deles leva à formação de faixa orogênica, nesse estágio ocorrerá o início da formação de bacias do tipo foreland, devido a flexura da crosta com a colisão e a formação da cordilheira, na qual resulta a formação dessas bacias frontais.

 

6° Estágio de Geosutura

Fecha-se oceano por completo e forma-se a zona de subducção. A zona da sutura é reconhecida pelo complexo de subducção - com ofiólitos, melanges tectônicas, prisma de acresção, xistos azuis, estruturas de cisalhamento não-coaxial, e feições desenvolvidas em diferentes etapas que culminam na colisão

Constituem-se altas cadeias montanhosas e a consolidação das bacias do Foreland.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com