TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Carbono na Aquicultura

Por:   •  19/6/2018  •  Seminário  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade: Ciclo do Carbono na Aquicultura.

  1. Como funciona a regulação do pH no ambiente aquático? E que relação há com o ciclo do carbono? Que tipo de compostos de carbono existem nesta relação?

o carbono inorgânico pode ocorrer no ambiente aquático, sob três (3) formas principais: carbono inorgânico livre (CO2 + H2CO3), íons bicarbonato (HCO3-) e íonscarbonato (CO3=). Estas formas estão fundamentalmente relacionadas com o pH do meio. A sua distribuição na coluna d´água é função de fatores bióticos (atividades dos organismos) e abióticos (o pH e a temperatura). 

O ph possui uma estreita interdependência no ambiente aquático. Este fenômeno ocorre na medida em que as comunidades aquáticas interferem no pH, assim como o pH interfere de diferentes maneiras no metabolismo destas comunidades. O ph atua diretamente no seu meio, os ambientes aquáticos com alta alcalinidade apresentam pouca variação , mesmo com alta taxa fotossintética (poder tampão). Nestes ecossistemas de alta alcalinidade, o consumo de CO2 é imediatamente compensado pela dissociação do bicarbonato de cálcio. As variações de pH são poucas, exceto nos casos em que ocorrem blooms de microalgas ou crescimento de densas comunidades de macrófitas aquáticas. Para este último caso, tal como sucede em regiões temperadas, o pH do meio pode chegar a 11. Este fenômeno é consequência principalmente da hidrólise do íon bicarbonato em CO2 e OH-.

Na maioria das águas naturais o pH da água é influenciado pela concentração de íons H+ originados da dissociação do ácido carbônico que gera valores baixos de pH e das reações de íons carbonato e bicarbonato com a molécula de água que elevam os valores de pH para a faixa alcalina.

O ciclo do carbono tem uma renovação mais lenta e um tempo de residência maior do que o ciclo da água. A maior parte do carbono em meio aquático encontra-se sob a forma de carbonatos dissolvidos na água dos mares profundos. Além dos carbonatos dissolvidos, o carbono pode estar estocado em grandes quantidades nos sedimentos marinhos que formam os precursores do petróleo. Existem ainda consideráveis quantidades de carbono orgânico e particulado nas águas dos mares. Todo esse carbono é continuamente reciclado dentro da cadeia planctônica (fitoplâncton, zooplâncton) e também envolvendo o nécton que o devolve ao compartimento inorgânico via respiração.

Os compostos de carbono que existem nesta relação são carbonatos ou bicarbonatos

  1. Que tipo de carbono do ambiente aquático encontra-se na coluna de água e no sedimento

gases metano (CH4) e dióxido de carbono 

  1. Em relação a questão 2 como estas etapas do carbono são planejadas? Como eles são diferenciados?
  2. No Viveiro de piscicultura como os compostos de carbono são produzidos? E quais são eles?
  3. O que significa demanda bioquimica de oxigênio- DBO? Qual é a sua relação com os tipos de carbono do ambiente aquático.
  4. Na ausência de oxigênio no ambiente aquático o que é utilizado pelos decompositores? E qual é a relação com o ciclo do carbono?
  5. Quais são as formas de carbono produzidas no ambiente aquático anaeróbio? E o que ocorre com estas formas quando este ambiente recebe oxigênio?
  6. Cite que processos que originam o carbono inorgânico (CO2) no ambiente aquático em ambiente com alta e com baixa concentração de oxigênio.
  7. Cite quais são os diferentes formas de fontes de carbono inorgânico na coluna de água
  8. Como varia o potencial redox em um viveiro, no fundo e na superfície? E qual é a relação com o carbono versus a matéria orgânica? Na mesma pergunta o que indica um potencial redox positivo, conforme o ciclo do carbono?
  9. Qual é a quantidade ideal de carbono orgânico para a piscicultura? Justifique a resposta.
  10. Qual é a relação na piscicultura do carbono orgânico com a fertilização do viveiro?
  11. Qual é a relação do ciclo do carbono com a alcalinidade no ambiente do viveiro?
  12. Qual é a relação do pH de um viveiro com o ciclo do carbono?
  13. Como ocorre a entrada de carbono no ambiente aquático?
  14. Como o pH das águas do viveiro varia em função da taxa de fotossíntese? (Relaciona com carbono do ambiente aquático).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com