TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Distrito De Eugenio De Melo

Dissertações: O Distrito De Eugenio De Melo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

O Distrito de Eugênio de Melo, que conta hoje com 85,8 quilômetros quadrados de área, apresenta algumas peculiaridades no cenário joseense. No final do Século 19, com o auge da produção cafeeira no município, a região teve papel importante na produção e exportação do produto, que levou à construção da estação ferroviária, inaugura- da em 1898. Este fato ofereceu condições para o surgimento da Vila, que recebeu a denominação de Nossa Senhora dos Cafezais.

Com a decadência do café em todo o Vale, o povoado passou por dificuldades econômicas quando começou a substituição gradual da cafeicultura por outras lavouras.

O povoado teve um período de crescimento econômico ao ser construí- da a primeira estrada de rodagem Rio-São Paulo, em 1924. Por cortar a área urbana do distrito, a rodovia beneficiou o comércio local e trouxe maior mobilidade à população, por meio de linhas de ônibus que pude- ram ser criadas entre cidades vizinhas e São José dos Campos.

Nesse momento foi criado o Distrito de Eugênio de Melo, pelo Decreto Estadual 6.638, de 31 de agosto de 1934, o que, de certa forma, possibilitou à administração municipal atender melhor às reivindicações da população do local. O nome foi uma homenagem a Eugênio Adriano Pereira de Cunha e Mello, diretor da Central do Brasil de 1889 a 1891.

Da época cafeeira em Eugênio de Melo restam ainda alguns prédios históricos, como a estação ferroviária e a sede da Fazenda Galo Branco. Também foram encontrados diversos artefatos de origem indígena.

O processo de industrialização pelo qual passou São José dos Campos envolveu também o distrito, que recebeu a instalação de diversas indústrias, até mesmo de grande porte.

Em 2006 foi instalado em Eugênio de Melo o Parque Tecnológico, uma parceria do Governo de São Paulo com a Prefeitura de São José dos Campos. O prédio reúne instituições públicas e privadas que visam o estudo e desenvolvimento de tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com