TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIVRO TEXTO

Por:   •  28/4/2020  •  Resenha  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Catia L. Duarte de Freitas

RA 1800869 Polo: Iguape

PCC 3º Semestre de Geografia

1 PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE: Disciplina muito gostosa de fazer e muito importante também, pois a escola e comunidade fazem parte de um todo, elas se completam por isso a aproximação de ambas só traz benefícios aos envolvidos. O projeto criado possibilita não só a interação de todas as partes, mas também a troca de conhecimentos e de valores culturais e sociais. Essa convivência com saberes, modo de vida e culturas diferentes ensina o respeito com o próximo, leva e traz conhecimento, pratica cidadania e consciência para todos.

2 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Indispensável para o desenvolvimento do nível de aprendizado dos alunos, o sistema de educação escolar é um das partes principais para o desempenho da escola, ele é o alicerce de um ensino de qualidade. Hoje em dia a gestão escolar é um método de decisões tomadas em conjunto no qual proporciona o envolvimento de vários membros da comunidade escolar, direta e indiretamente, cada qual com suas responsabilidades pra alcançar os objetivos propostos.

“É importante que a participação seja entendida como um processo dinâmico e interativo que vai muito além da tomada de decisão, uma vez que caracterizado pelo inter apoio na convivência do cotidiano da gestão educacional, na busca, por seus agentes de superação de suas dificuldades e limitações”. (Luck,1996, p.31).

3 DIDÁTICA GERAL: Aprendemos nessa disciplina que a Didática é como arte e ciência do ensino, onde não apenas se passa conhecimento, mas tenta-se colocar em prática todo um desenvolvimento para tornar o aluno crítico e reflexivo. Cabe ao professor desenvolver essa ligação didática entre ensino e aprendizagem considerando a personalidade de cada aluno. A função do professor é auxiliar todo esse processo educativo para preparar os alunos a viver em sociedade formando cidadãos participativos.

4 GEOPOLÍTICA, REGIONALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO: O termo Nova Ordem Mundial é usado na história para simbolizar o rompimento absoluto nas estruturas das relações internacionais entre as nações, onde os países mais desenvolvidos militar e economicamente determinam as direções que os países menos desenvolvidos devem seguir, no caso após a Guerra Fria temos os EUA exercendo esse poder apoiado por potências menores mas influentes também.

Vivemos em uma sociedade diversificada e ativa onde temos que conviver com as diferenças todos os dias, as pessoas possuem necessidades em realidades diferentes que necessitam de uma representação política para serem atendidas, sabemos que nem sempre essas necessidades são atendidas pelo Estado ou pelos políticos que nos representam, é nesse contexto que entram os movimentos sociais que podem ser coletivos ou individuais.

Para o sociólogo francês Alain Touraine “A desigualdade social que fere os princípios de igualdade de um Estado democrático, torna-se um agente de segregação social, cultural e econômica, fatalmente interferindo nas formas de atuação civil daqueles afligidos por tal mal.”

5 HISTÓRIA MODERNA E COMTEMPORÂNEA: Mais importante do que estudar a história é entender a história,  é muito importante ter conhecimento do passado, dos diferentes grupos sociais, das transformações que o ser humano faz e sofre. Esse estudo possibilita ao homem compreender certos problemas e situações em nossa sociedade atual. Essa disciplina é muito valiosa para um entendimento sobre fatos ocorridos em vários períodos desde o nosso surgimento como civilização.

6 REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL (EUROPA, ÁFRICA): A Europa é um continente bastante urbanizado e industrializado (desde a indústria de base até a de tecnologia de ponta), a maioria das pessoas vivem em cidades onde se encontra melhores oportunidades de emprego. Seus recursos naturais e paisagens foram muito modificados por conta do seu alto desenvolvimento industrial e econômico que vem desde a Revolução Industrial. O espaço Europeu apresenta uma complexa rede de transportes unindo todo o continente com muita eficácia. Já na área rural temos poucos trabalhadores devido a mecanização no campo e o êxodo rural. Mesmo com algumas complicações durante sua história a Europa conseguiu seu desenvolvimento econômico bem antes dos outros continentes e hoje possui diversas empresas e sedia vários órgãos internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (293.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com