TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NORDESTE

Exames: O NORDESTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

O NORDESTE

NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO AGRESTE DE ALAGOAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

COMUNIDADE VISITADA 5

PERFIL DOS ENTREVISTADOS 5

DADOS ESTATÍSTICOS DO NORDESTE 5

RESULTADOS E ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Apesar de apresentar contradições extremas, o Nordeste brasileiro ainda é visto como uma região flagelada pela seca e pelas condições miseráveis por quais passam a sua população. Essa é uma imagem veiculada principalmente pela mídia ou até mesmo comprovada pelas pesquisas realizadas pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE.

Portanto, levando em consideração as diferentes interpretações que se tem do Nordeste, o presente trabalho procurou investigar as visões sobre a região Nordeste de alguns professores e alunos das universidades públicas localizadas na região agreste do Estado de Alagoas. E até que ponto a visão que eles têm está ou não de acordo com o que vem apresentado na mídia e nos órgão estatísticos brasileiros. Assim, foi consultados alunos e professores do Campus da Universidade Federal de Alagoas – UFAL em Arapiraca, professores do Instituto Federal de Alagoas - IFAL em Palmeiras dos Índios e professores do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

COMUNIDADE VISITADA

A pesquisa foi realizada basicamente no campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Porém, o mesmo questionário foi aplicado a alguns professores do Instituto Federal de Alagoas – IFAL e da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

Ao todo, foram aplicados 70 questionários. Sendo que 25 deles foram respondidos por professores da do campus UFAL Arapiraca, do campus IFAL Palmeiras dos Índios e UNEAL.

O restante deles foi respondido por alunos do Troco Inicial, Tronco Intermediário e Específicos do campus UFAL Arapiraca. Decidiu-se priorizar mais os do Tronco Inicial e Intermediário, pois se acreditou que nestes seriam encontrados mais alunos de outras regiões do Brasil. Isso se deve principalmente ao fato de que, a partir de 2011 a Universidade Federal de Alagoas aderiu ao Enem como principal meio de ingresso nos seus cursos de graduação. Assim, foi aberta a possibilidade de alunos de todo o Brasil concorrer a estas vagas.

DADOS ESTATÍSTICOS DO NORDESTE

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, relativos ao Censo Demográfico de 2010, a região Nordeste tem 53. 081. 950 habitantes, onde 73, 1% desses vive na zona urbana e 26,9% na zona Rural. Este dado já contradiz o estereotipo de Nordeste como região predominantemente rural.

Dos 53. 081. 950 habitantes, 48,8% são homens e 51,2% mulheres. Deste ainda, 9,7% tem de 0 a 5 anos, 16,9% entre 6 e 14 anos, 19,2% entre 15 e 24 anos, 23,9% entre 25 e 39 anos, 20,1% entre 40 e 59 anos e 10,3% tem mais de 60 anos.

Com relação à instrução da população nordestina, tem-se um total de 7.430.465 analfabetos, sendo a maioria deles nos grupos de adultos entre 40 a 59 anos e no dos 60 anos ou mais. Alem do mais, segundo o Ministério da Educação a região Nordeste é a região onde estão localizados os Estados com menores médias do IDEB no país. Assim, esses dados vem confirmar a imagem que se tem de Nordeste como região menos instruída.

Outro dado importante extraído do Censo Demográfico de 2010 é o referente à renda mensal dos nordestinos que é de 935 reais para homens e 674 reais para mulheres. Menor do que as das outras quatro regiões brasileiras.

Convém lembrar também que a região Nordeste continua com as menores taxas de participação do PIB no Brasil. E que é a região formada pelos os estados com menores taxas do Índice de Desenvolvimento Humano.

RESULTADOS E ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO

Ao todo foram aplicados 72 questionários. Oito deles foram respondidos por professores do Instituto Federal de Alagoas e da Universidade Estadual de Alagoas.

O restante foi aplicado no campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. A grande maioria foi respondida por alunos e apenas cinco foram respondidos por professores, pois os mesmos pediram para levar para casa para responderem e não devolveram.

O questionário continha dez perguntas. A primeira procurou investigar a origem da pessoa entrevistada. A segunda perguntava, para aquele que não nasceram em Alagoas, em que região residia antes de vim para o referido estado. A terceira perguntava há quanto tempo estavam morando no Estado de Alagoas. A quarta questão perguntava por qual desses motivos vieram: Trabalho, Estudos e Outros. A quinta questão perguntava se veio sozinho ou acompanhado da família. E a sexta se pretende ficar ou voltar para a sua região de origem.

Direcionada a todos os entrevistados, a sétima questão perguntava a visão geral dos entrevistados sobre a região Nordeste em termos sociais, econômicos e culturais.

As outras três seguintes eram direcionadas aqueles entrevistados de fora de Alagoas para saber a visão que eles tinham ou percebiam de Nordeste em sua região de origem, se ainda continuam com essa visão e quais as principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com