TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Socialismo Na Guerra Fria

Exames: O Socialismo Na Guerra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  8.231 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DA GUERRA

Foi um conflito em que não houve uso de força militar, ou seja, um conflito ideológico, entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista). Período em que o mundo se tornou bi polarizado com a disputa entre socialismo e capitalismo. Iniciou-se logo após a Segunda Guerra Mundial e terminou ao fim da década de 80, com a decadência da URSS. Os dois estavam disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Não ouve embate militar declarado porque tanto Estados Unidos quanto URSS possuíam armas nucleares, por isso, sabiam que uma guerra dessa proporção poderia acabar com grande parte do mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

A DIVISÃO DO MUNDO

Com o início dessa rivalidade o mundo estava basicamente dividido entre socialismo (URSS) e o capitalismo (EUA), como por exemplo, a Alemanha, que acabou dividida em duas áreas, a República Democrática da Alemanha (socialista) e a República Federal da Alemanha (capitalista). Essa divisão foi feita com o Muro de Berlim, um dos maiores símbolos da bipolaridade existente na época, deixando bem clara a divisão do mundo em duas ideologias, dois sistemas e duas realidades.

DIFERENÇA ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO

Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

CARACTERÍSTICAS DO SOCIALISMO

O socialismo combate as principais estruturas sociais e econômicas do capitalismo. Esse sistema visa um mundo perfeito, onde não há divisão de classes sociais, não há propriedade privada ou particular dos meios de produção, nem exploração do homem pelo homem.

Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840.

Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de lhe pagar por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores. Ele dizia que o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo.

A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como a União Soviética (que foi o primeiro a implantar o socialismo), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas ideias no século XX. A mais significativa experiência socialista ocorreu após a Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lênin implantaram o socialismo na Rússia.

No socialismo o Estado assumia o planejamento da economia. Os burocratas controlavam o mercado, o capital não podia ser livremente aplicado. Cabia ao Estado prover a população, garantindo saúde, educação, emprego e aposentadoria. Plano Quinquenal foi um instrumento do governo adotado por Stalin e aprimorado por governantes soviéticos, com o objetivo de estabelecer as prioridades para a produção industrial e agrícola do país para um período de cinco anos.

Atualmente, somente Cuba mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com