TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O manejo de BH e o monitoramento por meio do geoprocessamento

Por:   •  29/3/2016  •  Monografia  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

Título: A importância do monitoramento de vegetação ripária por geoprocessamento para o manejo de bacia hidrográfica. O caso da Bacia Hidrográfica do Rio São Bartolomeu, Distrito Federal, Brasil.

Tema: O manejo de BH e o monitoramento por meio do geoprocessamento.

Objetivo Geral: estudar a importância do monitoramento por meio do geoprocessamento de vegetação ripária para o manejo de BH

Capítulos

Tema: O manejo e a proteção de BH

O problema: A degradação ambiental das BHs

A solução: o monitoramento de vegetação ripária por meio do geoprocessamento

Procedimentos metodológicos:

Estudo de caso BH RSB:

Discussão dos resultados: escolher os “diamantes” dentro dos “cascalhos”.

Obs: o macete dos 5 para cada palavra chave (manejo de bacia hidrográfica, monitoramento, geoprocessamento, mata ripária, BH RSB)

- conceitos

- importância

- o que se sabe (estado da arte)

- exemplos

ESTRUTURA

- O Manejo e a Proteção de Bacias Hidrográficas (O TEMA)

- A Degradação Ambiental das BHs (O PROBLEMA)

- O Monitoramento de Matas Ripárias por meio do Geoprocessamento (A SOLUÇÃO)

- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

- Projeto São Bartolomeu Vivo (SBV) (O ESTUDO DE CASO)

- DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

O manejo e a proteção de BH

A bacia hidrográfica é um sistema geomorfológico aberto, que recebe energia e matéria através de agentes climáticos e perde através do deflúvio. A bacia hidrográfica, como sistema aberto, pode ser descrita em termos de variáveis interdependentes, que oscilam em torno de um padrão e desta forma, uma bacia, mesmo quando não perturbada por ações antrópicas, encontra-se em equilíbrio dinâmico (GREGORY & WALLING, 1973).

Segundo Guerra (1999), o conceito de bacia está fortemente relacionado aos projetos de planejamento e conservação ambiental. Neste contexto, é importante analisar os aspectos físicos da bacia, que se apresentam extremamente relevantes, além da maneira como foi conduzida a ocupação da área, com o objetivo de buscar os fatores que marcam o comportamento da bacia, sua fragilidade e o grau de degradação em que se encontra o ambiente, assim como possíveis medidas para a prevenção da degradação, ou correções a serem efetuadas, com o objetivo de reconstituir o ambiente.

Conforme apresentado por Musgrave & Holtan (1964), a infiltração da água no solo apresenta as seguintes fases:

a) entrada de água pela superfície;

b) transmissão da água através do perfil do solo e

c) depleção (confirmar expressão) da capacidade de armazenamento da água do solo.

A afirmação feita por Pierce (1967) é que em condições de cobertura de floresta natural não perturbada, a taxa de infiltração é normalmente mantida em seu máximo. Nestas condições, raramente ocorre a formação de escoamento superficial, a não ser em locais afetados pelas atividades relacionadas com a exploração da floresta.

Laws (1941) mostrou que as gotas de chuva atingem 95 % de sua velocidade terminal quando caem de cerca de 8 metros; portanto, se o dossel ultrapassa esta altura, o efeito protetor da cobertura florestal sobre a velocidade de queda das gotas é mínimo.

Podemos utilizar como parâmetro para desenvolvimento de projetos de bacias hidrográficas alguns indicadores, tais como: forma, grau de conservação entre outros, os quais sabemos atrair grande interesse científico devido à sua diversidade e riqueza de informações.

Os autores acima afirmam a importância da preservação, do monitoramento das bacias hidrográficas, da necessidade de evitar o desmatamento excessivo e as ocupações irregulares afim de manter o maior equilíbrio natural possível, imprescindível para o aumento da drenagem do solo e a diminuição dos riscos de erosões e assoreamentos na bacia hidrográfica. E importante resaltar que devido ao seu relevo as bacias hidrográficas são grandes fontes produtoras de água, quanto mais preservada maior o volume produzido.

Para ilustrar vale apena entender os ciclos hidrológicos básicos de uma bacia hidrográfica: Precipitação (P), Evapotranspiração (ET), Deflúvio (Q) e Armazenamento de água no solo (S): retirado texto desnecessário daqui

A melhor maneira para o uso de uma bacia hidrográfica é o manejo sustentável, que permite o uso dos recursos naturais e possibilita a preservação, evitando assim a escassez do ecossistema.

O manejo sustentável implica na existência de uma ligação mútua e interativa entre o uso do solo e os demais elementos do ecossistema, baseia-se no entendimento dessas inter-relações e interações, e na busca de práticas que visem manter a integridade do ecossistema, (LIMA, (1989), POGGIANI, (1985), LIMA, (1995a), LIMA, (1995b), BARGALI & SINGH, (1991), FRANKLIN, (1988), GREGORY et al., (1991), HILL, (1996).

Nesta busca do manejo sustentável, o monitoramento passa a ser fundamental, estando seu objetivo, no caso, voltado para a identificação e o teste de indicadores ambientais, ou seja, de parâmetros que, similarmente aos já conhecidos indicadores econômicos, possam sinalizar, de forma rápida e competitiva, as condições e as tendências do ambiente causadas pelas atividades de manejo (WALKER et al., 1996).

Um manejo sustentável necessita de interação entre o solo e demais elementos do ecossistema, para tal faz se necessário o monitoramento constante dos indicadores ambientais, parâmetros os quais trarão maior eficácia na execução do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com