TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Artigos Científicos: ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÃO NO ESPEÇO GEOGRÁFICO

ORIENTAÇÃO PELO SOL

Apesar de ser a Terra e não o sol a mover-se, podemos dizer que o sol nasce aproximadamente a ESTE. Ao meio-dia, se estivermos voltados para o sol, ele aponta-nos o SUL, ficando a nossa sombra a apontar o NORTE. Por fim, ele irá pôr-se a OESTE.

O Este também pode chamar-se Nascente ou Oriente. O Oeste também pode designar-se Poente ou Ocidente.

ORIENTAÇÃO PELA LUA

A lua descreve, em sua trajetória diária, um arco de círculo de leste para oeste. Assim, podemos orientar-nos de acordo com as suas fases.

Lua Nova

A lua nova nasce, praticamente, na direção geral do leste, às 6 horas, e se põe na direção geral do oeste, de zero às 18 horas.

Quarto Crescente

A lua apresenta-se em forma de “C” e passa pelo alto do céu às primeiras horas da noite, com as pontas voltadas para o nascente.

QUARTO MINGUANTE

A lua apresenta-se em forma de “D” e passa pelo alto do céu de madrugada com as pontas voltadas para o poente.

Lua Cheia

A lua nesta fase nasce na direção geral do leste, às 18 horas, e põe-se na direção geral do oeste, às 6 horas.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra.

Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos). Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) equivale a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.

Os paralelos são linhas paralelas ao Equador, sendo que a própria linha imaginária do Equador é um paralelo. O 0º corresponde ao equador, o 90º ao pólo norte e o -90º ao pólo sul.

Os meridianos são linhas perpendiculares ao Equador que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos. Todos os meridianos possuem o mesmo tamanho e o ponto de partida para a numeração dos meridianos é o meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, na Inglaterra. Logo, o meridiano de Greenwich é o meridiano principal (0°). A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º e, a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de -180º.

A partir dos meridianos e paralelos, foram estabelecidas as coordenadas geográficas que são medidas em graus e, a partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto da superfície da Terra.

Latitude

Latitude é o ângulo formado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º variando até 90º que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. Para se diferenciar os valores, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e negativo para as latitudes sul.

Longitude

É o ângulo formado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude é medida de 0º a 180º, para leste ou para oeste de Greenwich. Por convenção, atribui-se também sinais para as longitudes: negativo para oeste e positivo para leste.

Ao termos os valores da latitude e da longitude de um local desejado, teremos determinado as coordenadas geográficas do mesmo.

PONTOS CARDEAIS

Pontos Cardeais são pontos de orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com