TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Blocos Econômicos

Por:   •  5/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A união de países vem se tronando cada vez mais frequente no mercado mundial, para poder aguentar o ritmo acelerado em que se vive. Essa união se chama "Blocos econômicos”, que acontece por interesse de todas as partes e pela probabilidade de crescimento em grupo.

Atualmente, o maior Bloco Econômico é a União Europeia, por possuir fortes economias, resistiu à crise econômica mundial que se alarmou sobre o mercado mundial nos últimos anos, mesmo que países inclusos tenham passado por sérias dificuldades.

O Brasil se insere no Bloco do  MERCOSUL, que está em fase de desenvolvimento e em constantes processos de renovação, composto por países da América Latina.

Todo esse movimento de união de países, às vezes perto geograficamente outras vezes não, só é possível pelos constantes avanços da tecnologia como a criação da comunicação, as melhorias no transporte. Esses são os efeitos da globalização.

Blocos Econômicos são o reflexo da constante competição de economias que estão sempre buscando o crescimento. Agora, eles perceberam que é melhor trabalhar em grupo do que sozinho. Conheça um pouco da história dos principais Blocos Econômicos mundiais e um pouco do seu funcionamento e atuação no cenário mundial.

Apec

Fundada em 1989, na Austrália, a Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), tinha como objetivo principal a criação de uma área onde os países membros e Hong Kong pudessem comercializar livremente. A Apec é constituída por: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.

O principal fórum é a Apec, que proporciona um aumento econômico, a cooperação, o investimento na região Ásia-Pacífico e o comércio. A Apec não possui um acordo de obrigações para seus participantes, com isso, as decisões são tomadas por um consenso.

A Apec tem como um dos principais objetivos a redução das tarifas e outras barreiras comerciais na região Ásia-Pacífico, oferece boas economias nacionais acrescentando as exportações.Isso auxilia no crescimento econômico, cria empregos e proporciona maiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos.

Os países que formam a Apec ultimamente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, exibe os maiores volumes de negócios do planeta. Cerca de 46% das exportações mundiais são de responsabilidade do bloco. Desde a fundação até o ano de 2008, o comércio cresceu aproximadamente 395% na Apec, que superou significativamente o restante do mundo. O PIB (Produto Interno Bruto) do bloco triplicou nesse mesmo período. A aproximação dos Estados Unidos com o comércio dos países do Pacífico é  outro fator economicamente importante.

Os principais objetivos a serem alcançados pela atuação da Apec são o crescimento econômico, a criação de novos postos de trabalho e a melhoria da vida dos cidadãos da região.

O crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região, são os principais objetivos a serem alcançados pela atuação da Apec.

Nafta

O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá, em 1992, teve como objetivo facilitar as transações entre esses países, como também, acabar com as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos.

Blocos como este são criados para facilitar o intercâmbio econômico entre os países, assim como a União Européia. A diferença é que o NAFTA não procura apenas se integrar totalmente entre seus países membros.

O NAFTA procura apenas a criação de uma área de livre comércio entre os países, o que acabaria com a atuação do bloco ao setor comercial. A criação de uma área de livre comércio ainda não concluiu-se. Mesmo o NAFTA não colocando fim às barreiras alfandegárias entre o Canadá, EUA e México e criando regras e proteção comerciais em comum, além de padrões e leis financeiras iguais para esses países. Ainda não são todas as mercadorias que as tarifas foram reduzidas. Isso acontece devido à insegurança que os três países ainda têm em relação a algumas consequências do tratado.

A população do México é a menos desenvolvida economicamente entre os três países, com isso, teme que a consolidação no NAFTA cause desemprego na sua população, devido ao baixo índice tecnológico comparado aos EUA e Canadá. Outro medo consiste na possibilidade de falência das industrias locais, que não conseguiriam concorrer com a dos outros dois países.

Nos EUA e no Canadá também há o medo de que haja aumento de desemprego. Por há possibilidade das industrias se transferirem para o México, procurando mão-de-obra mais barata.

Mercosul

Mercosul é um Bloco Econômico formado por Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai, e a Venezuela está esperando a aprovação para entrarEntre os países que são ligados aos blocos estão : Egito e Israel ,que desde  2007,têm um acordo de livre comércio com o Bloco econômico.Na América do Sul mesmo, existem países associados como: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia Equador.

A intenção do bloco é a integração dos países, economicamente, e também de também incentivar seus habitantes a transitar de forma mais fácil entre os países vizinhos. Outra intenção ,é de aprimorar a passagem de mercadorias, exportação e importação entre os países.

O bloco possui a ideia de formar uma “equipe” da América latina, e que ganhou força nos anos 60. “Chegou até a fundar a “Associação” Latino-Americana de Integração”, que resultou na “declaração de Iguaçu” (um acordo econômico assinado por Brasil e Argentina), que se tornou o “Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento”.

No ano de 91, todos os integrantes do grupo ,naquela época(exceto Venezuela, que estava aguardando a entrada) assinaram o “Tratado de Assunção”. Tinha o objetivo de facilitar a passagem produtos, pessoas e serviços entre eles. Nas áreas dos países que participavam do trabalho, foi colocado o nome de “área aduaneira”. Nessa área, todos os países podiam cobrar uma taxa única de importação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (178.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com