TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

Seminário: Os efeitos do aquecimento global no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos do aquecimento global no Brasil se referem aos efeitos em vários domínios da vida humana e silvestre brasileira decorrentes das mudanças climáticas já observadas e das projetadas para ocorrer futuramente a partir de vários cenários de possibilidade estabelecidos pela ciência.

O aquecimento global é provavelmente o maior desafio ambiental que o mundo hoje enfrenta, tendo vastas repercussões sobre toda a biosfera, onde se inclui o homem. Vários estudos internacionais vêm enfocando o Brasil com especial interesse, em vista da importância dos seus ecossistemas no equilíbrio do clima mundial e no suprimento de inúmeros serviços ambientais de importância vital para os seres humanos. Em geral, esses estudos, que têm horizonte de até cem anos, apontam para impactos em larga escala em múltiplos níveis.

Vários efeitos já se verificam de maneira importante, entre eles erosão costeira e secas e inundações intensificadas, que devem piorar ao longo do século XXI se as tendências continuarem no rumo em que estão hoje. Algum agravamento dos impactos já observados é considerado inevitável devido a mecanismos que foram desencadeados e que não podem ser impedidos, mas os cientistas acreditam que ainda é possível evitar a situação de risco maior, desde que sejam tomadas medidas amplas e rápidas nesta direção, caso contrário a oportunidade pode ser perdida. Os governos do mundo em geral trabalham para evitar uma elevação das temperaturas acima de 2ºC ao longo do século XXI, considerada o máximo tolerável para que uma catástrofe global não se concretize, mas a maioria dos cientistas pensa que a elevação será ainda maior, chegando a 4ºC, em vista da lentidão da resposta mundial a este desafio. Se isso ocorrer, os impactos do aquecimento se somarão em cascata, evoluindo para uma dimensão de catástrofe global, com efeitos negativos vastos e irreversíveis, comprometendo seriamente a sobrevivência da civilização e do mundo natural como os conhecemos. (leia mais...)

Artigos destacados (626) • Artigos bons (642)

Eventos recentes

Voo Malaysia Airlines 370

Arquiteto japonês Shigeru Ban distinguido com o Prémio Pritzker.

Governo malaio comunica oficialmente queda do Voo Malaysia Airlines 370 (aeronave na foto) no Oceano Índico sem deixar sobreviventes.

Referendo na Crimeia aprova secessão da península da Ucrânia e integração com a Rússia por 96,8% dos votos.

Voo Malaysia Airlines 370, entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo, desaparece sobre o Golfo da Tailândia.

12 Years a Slave vence na categoria de melhor filme e Gravity leva sete prêmios na 86ª edição do Oscar.

Mortes recentes • Mais eventos atuais • Wikinotícias

Neste dia...

Ludwig van Beethoven

26 de março:

1707 – É ratificado o Tratado de União, que cria o Reino da Grã-Bretanha.

1991 – É assinado o Tratado de Assunção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com