TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global, Efeito Estufa E Buraco Na Camada De Ozônio

Casos: Aquecimento Global, Efeito Estufa E Buraco Na Camada De Ozônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 3

Alguns tipos de poluição têm consequências de amplitude global por se dispersarem e serem levadas a grandes distâncias pelo vento ou pelas águas. Portanto, seus efeitos nocivos se estendem para muito além das fontes provenientes do foco poluidor. E sem dúvidas, o pior tipo de poluição neste sentido é a liberação dos gases que causam o aquecimento global e participam do chamado efeito estufa. Assim, como a liberação dos gases responsáveis pelo temido buraco na camada de ozônio.

O dióxido de carbono (CO2) é o mais importante dos gases poluidores causadores do efeito estufa (BAIRD, 2002). Mas antes de falarmos dos gases que causam o tal efeito estufa, vamos analisar o que vem a ser “efeito estufa”. E na realidade o que tem a ver o aquecimento global com o efeito estufa e a tal da camada de ozônio?

Quando a luz visível por nós seres humanos é decomposta por um prisma ou pela água, formam-se os lindos arco-íris. Neles podemos perceber que a luz tem comprimentos de onda que vão da cor violeta até a cor vermelha, passando por 7 cores visíveis (FIGURA 04).

As cores que não vemos decompostas no arco-íris, as quais estão além da cor violeta, são chamadas de comprimento de onda ultravioleta. E as cores que não vemos no outro lado do arco-íris e que vão além da cor vermelha são chamadas de comprimento de onda infravermelha (RICKLEFS, 1993).

Os comprimentos de onda infravermelha que nós humanos não podemos ver são sentidos principalmente por meio de calor e conhecida como radiação infravermelha. Uma parte desta radiação infravermelha, em condições normais é retida no nosso planeta por alguns gases presentes na atmosfera terrestre. E isso faz com que a vida na Terra se torne agradável, pois a temperatura permanece por volta dos 150C. Se não houvesse esses gases retendo esta radiação infravermelha, a Terra teria a temperatura por volta de 180 C negativos!

Portanto, o nosso sol emite o calor necessário à vida (da forma como conhecemos) na Terra. O efeito estufa, que existe naturalmente no planeta, permite que esse calor seja retido tornando a temperatura agradavelmente estável.

Mas então se o efeito estufa é natural, qual o problema? O grande problema é que as atitudes do ser humano estão aumentando estes gases de efeito estufa, e assim o calor retido no nosso planeta Terra é cada vez maior! Estamos com isso, elevando a temperatura média do planeta e criando as perigosas mudanças climáticas que vemos ao nosso redor como o temido aquecimento global, causando o derretimento das geleiras, o aumento no nível do mar, a morte de variadas formas de vida e o aquecimento da temperatura para nós humanos também (GORE, 2006).

Esse efeito natural é conhecido como efeito estufa, pois os gases que retêm o calor na Terra se assemelham com o vidro de uma estufa de plantas, que também tem o papel de proteger e reter calor.

Os principais gases do efeito estufa são o gás carbônico (CO2) que é o mais importante, o metano (CH4) e o óxido de nitrogênio (N2O), lançados na atmosfera ao eliminar florestas e queimar combustíveis fósseis. E o gás metano que é gerado principalmente nas fazendas de criação de gado (CRENSON, 1971).

No verão de 2003 a Europa foi atingida por uma fortíssima onda de calor que matou 35 mil pessoas e em 2004 a Flórida foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com