TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Uma Outra Globalização

Artigos Científicos: Por Uma Outra Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

“Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”

Filme do cineasta Silvio Tendler

Um documentário com o brilhante geógrafo e um dos maiores pensadores brasileiros e mundiais, Milton Santos alguns meses antes de sua morte (1926-2001).

O filme aborda os efeitos do processo de globalização do ponto de vista do mundo subdesenvolvido, demostrando quem sofre com os impactos negativos da globalização e quem lucra com ela, o geógrafo classifica em três formas de globalização:

Globalização como fábula = como observamos pelas mídias e comerciais.

Globalização como perversidade = como realmente é, ou seja, desigualdades sociais e exploração capitalista.

E “por uma nova globalização” = como deve ser, que ofereça a todos, inclusive aos mais necessitados uma vida mais justa com umas distribuição de renda e não a interesses capitalistas.

A globalização é um instrumento para manter as tremendas desigualdades sociais entre os Países ricos , desenvolvidos do norte e os pobres e subdesenvolvidos do sul, visto que os Países desenvolvidos necessitam explorar a natureza e as matérias primas dos subdesenvolvidos além dos baixos salários e é nesse contexto que acontece o CONSENSO DE WASHINGTON (1989) como a solução aos Países subdesenvolvidos , mas as políticas sugeridas tais como , administrações neoliberais , privatizações e extinções de serviços estatais que geraram revoltas e manifestações populares nos Países subdesenvolvidos.

Milton Santos alega que a mídia tem uma participação como defensora e massificadora das idéias da globalização e ao capitalismo, para estimular a alienação e o consumo, mascarando os efeitos negativos da globalização.

Acreditava que o mundo estava próximo de uma transformação na globalização, mas os recursos estão na mão de poucos, justamente os que exploram a globalização criando um novo modelo de totalitarismo “globalitarismo”.

Defende a presença do Estado, pois alega que o mesmo pode cuidar de todos e para reduzir as desigualdades sociais dos Países subdesenvolvidos.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »