TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Uma outra Globalização

Por:   •  2/6/2016  •  Resenha  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Lucas Gonçalves Melo Nº28 3ºA

A Alemanha - da divisão à reunificação

O Filme Adeus Lênin (Good Bye, Lênin!) é uma Comédia dramática, dirigido e roteirizada por Wolfgang Becker (II), onde teve sua estreia em 2003, com tempo de duração de 1h 58m.

O Filme Adeus Lênin, é incrível, com uma boa trilha sonora e visto de forma que nos induz a sentir como se estivéssemos inseridos no cenário onde acontece todo o desenrolar da historia, mesmo sendo em uma época diferente. É deslumbrante a maneira com que é demonstrado os acontecimentos, a trama se desenrola com facilidade.

O Diretor usa personagens reais Sigmund Jähn que em 1978 tornou-se o “primeiro alemã no espaço”, ele foi um dos tripulantes da espaçonave soviética Sojus 31. O governador da RDA Erich Honecker; Helmut, o primeiro chanceler da Alemanha unificada e Mikhail Gorbatchov, o líder da URSS.

O filme se passa na época da Guerra Fria, entre 1978 e a reunificação da Alemanha da Ocidental (Socialista) e Oriental (Capitalista) a cerca de três de outubro de 1990, ele tematiza as transformações experimentadas com a queda do muro de Berlim, onde se provocou euforia na população alemã, comemorações foram feitas nas ruas, o destruimento da União Soviética e as ascensão hegemônica do capitalismo globalizado.  O Muro de Berlim foi uma construção erguida em 1961 pelo regime socialista da hoje extinta República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, que se destinava a separar as duas áreas da cidade de Berlim, à época dividida em um setor capitalista e outro socialista. A construção deste abominável símbolo da Guerra Fria iniciou-se a 13 de agosto de 1961, estendendo-se por 37 quilômetros afora dentro da zona urbana da cidade de Berlim, à época, com cerca de 3 milhões de habitantes.

O Filme conta a historia de Alex (Daniel Brühl) após entrar em um protesto de ativistas contra o governo socialista, acaba sendo pego pelos policiais que tentaram parar os ativistas, nessa hora ele vê sua mãe Christiane (Katrin Sass). Comunista fervorosa, que colocava nos seus esforços para o governo, as suas esperanças e toda sua vitalidade, e Christiane sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Com o passar do tempo sua mãe acorda mas nesse tempo muita coisa aconteceu e Alex fica nessa embate do como dizer a ela que não existe mais Alemanha Oriental. E com isso Alex começa uma grande mentira com ajuda de sua irmã (Maria Simon) e seu amigo (Florian Lukas), com o objetivo de criar um sistema de política perfeita, para que atende os sonhos de sua mãe, e com isso acabou-se criando um socialismo dentro de um quarto naquela pequena casa.

No decorrer da trama a mãe de Alex melhora a cada dia e pede a ele que coloque uma televisão para que ela fique sabendo o que esta acontecendo em sua volta, e então ele põe uma TV no quarto dela mas os jornais e programas que são passados são todas gravados, pois ele não quer que sua mãe sofra mais um infarto. E com todo isso acontecendo rapidamente, a invasão do estilo de vida capitalista é tratada, como o dia–dia de Alex muda, muitas coisas que pareciam normal no cotidiano dele acaba sendo um aventura, como encontrar uma marca de picles e outros produtos que já não são mais vendidos no mercado, e todo dinheiro que foi guardado pela sua mãe não vale mais nada. A introdução do consumismo com: antenas parabólicas de TV, a implantação de marcas como Coca-cola, Ikea e Burger King. E quando Christiane passa a descobrir essa grande mentira, sugere que o socialismo é uma doença curável.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com