TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressupostos E Principios Da Geografia

Dissertações: Pressupostos E Principios Da Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

PRESSUPOSTOS DA GEOGRAFIA

Assim como toda ciência, o termo geografia nasceu por meio de questionamentos. Nesse caso, surgiu pelo homem na Grécia e com a questão do mundo em que vivem. Se compreendem alguns teóricos da época, como Tales e Anaximandro que eram vistos como historiadores por uns e por outros como mentes brilhantes do pensamento grego. Através deles surge o questionamento de estudos relacionados a Terra, suas formas e a ação do homem sobre ela.

A partir do século XVIII, quando o homem passa a ter avanços tecnológicos e intelectualidade, o pensamento geográfico surge como algo padronizado. Porém, somente no século XIX a sistematização do conhecimento geográfico é conhecida como ciência e padronizada por meio de pressupostos. Estes pressupostos históricos da sistematização geográfica determinam-se no processo de avanço e domínio das relações capitalistas de produção.

O primeiro pressuposto diz respeito ao conhecimento efetivo da extensão real do planeta. Era necessário um grande conhecimento da Terra em termos de dimensão e formas dos continentes. E foi esse conhecimento que introduziu grandes navegações, descobertas e a transição do feudalismo para o capitalismo, e o mesmo conduziu a expansão da área de ação das sociedades europeias em todo o globo terrestre. Esse conhecimento da Terra se constituiu em fins do século XIX, porém, nem todos os pontos da Terra já haviam sido visitados, mas eram conhecidos.

O segundo pressuposto da sistematização da Geografia buscava a existência de um repositório de informações. Ou seja, o levantamento e armazenamento de dados sobre os mais variados lugares da Terra para se ter o conhecimento das características particulares de cada lugar através do conhecimento empírico, ocasionando uma maior relação entre homem e natureza naquela época e ainda a formação dos impérios coloniais e o avanço do mercantilismo. A relação homem e natureza com o incentivo do Estado buscou a exploração da natureza, produtividade colonial, comércio, atividades econômicas e recursos naturais. Estas atividades geraram observações científicas que deixaram de lado as expedições exploradoras e passaram a expedições científicas. Todo esse incentivo e interesse do Estado proporcionou a fundação de metrópoles para agrupar os materiais recolhidos, como as sociedades geográficas e escritórios coloniais.

O terceiro pressuposto buscou o aprimoramento das técnicas cartográficas pela necessidade das representações dos fenômenos observados e a localização dos territórios para a expansão do comércio e navegação.

Porém, existe uma outra classe de pressupostos que referem-se á evolução do pensamento geográfico. Eles se substantivaram no movimento ideológico pelo processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Assim, uma das primeiras valorizações ocorreu na discussão da Filosofia no século XVIII, a qual propôs explicações abrangentes do mundo de forma racional, logo, desvalorizou a visão religiosa. Outra fonte foi a dos pensadores políticos Iluministas que discutiam as formas de poder e de organização do Estado. Ouve também a contribuição da Economia Política que tratava de temas como produtividade natural do solo, dotação dos diferentes lugares, problemas de distância e o aumento da população. E por fim, o aparecimento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com