TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual - Individual

Ensaios: Produção Textual - Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 13

6 s" c1-11 6(5, k-QtR.1 `6531E GESTAO DE PESSOAS • 0 novo papel dos recursos humanos nas organizasties Idalberto Chiavenato Mestre (MBA) e Doutor (PhD) em Administracdo de Empresas pela City University of Los A

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PESSOAS 4

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Nesta etapa da atividade interdisciplinar descrevo uma breve introdução dos temas que serão tratados no trabalho a seguir, como aprofundar os conhecimentos teóricos discutidos nas disciplinas de Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas l; Gestão de Pessoas ll, através da resolução de questões propostas pela atividade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.2.1 GESTÃO DE PESSOAS

Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação, após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita a manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o medico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.

Assim, em 29 de novembro de 1986, foi fundada em Bonsucesso, a primeira Quintessência. O nome Quintessência (quinta essencia) foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento, sem o qual, a matéria era considerada inerte, pois era essa quinta-essência que permitia a vivificação da matéria.

Naquela época, os quatro sócios com idades em torno dos 25 anos, aliaram seus conhecimentos e forca de trabalho e durante 2 anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica. Em 1988, conseguiram abrir uma nova filial desta vez, no Flamengo, atendendo a um público com demandas e expectativas diferentes do público de Bonsucesso e já podendo contratar funcionários para ajudá-los a dividir o trabalho. Em seguida, vieram as filiais da Tijuca em 1993 e a do Méier em 1997.

Em 1998, os sócios investiram na criação de um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e no Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), pois sentiram a necessidade de estruturar melhor a capacitação de seus colaboradores e de criarem um canal de comunicação com clientes e profissionais de saúde. Há cerca de dez anos, a Quintessência desenvolveu também um laboratório de manipulação alopática, visando atender a uma demanda crescente do mercado neste segmento, buscando o conceito de farmácia única, isto e, capaz de atender a todas ou quase todas as demandas dos prescritores, seja em homeopatia ou em alopatia.

Implantação de uma proposta do Caso Quintaessência em Gestão de Pessoas. Observando como um dos seus principais objetivos é a busca da parceria entre empresa e pessoas. As pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e por sua vez as empresas precisam das pessoas para crescer e terem sucesso.

2.2.2 O presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão acerca da política estratégica da organização.

A Quintaessência, além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos tem florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as suas necessidades e procura valorizar o seu tempo, entrega em domicílio em mais de 70 bairros da cidade, sendo a matriz em Bonsucesso e filiais na Tijuca, Méier, Flamengo e na Barra. Outro foco da empresa é a constante capacitação dos funcionários, por isso, encontros, palestras e treinamentos.

Aqui vamos examinar uma variedade de enfoques que foram propostos ao longo das últimas décadas para desenhar um sistema formal de planejamento estratégico. A apresentação dos mesmos terá um caráter cronológico, isto é, serão expostos na sequência histórica em que se desenvolveram e alcançaram sua maior divulgação. A razão de agir dessa maneira é que poucas ferramentas de gestão apresentam uma vinculação tão estreita com os variados problemas enfrentados pelas empresas ao longo dos últimos vinte anos. De fato, é natural que seja assim, levando-se em consideração as funções explicitamente atribuídas aos sistemas: a gestação, o desenvolvimento e a coordenação dos grandes objetivos da empresa.

A Missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.

Visão (2013 - 2016)

A Farmácia Quintessência quer ser reconhecida na cidade do Rio de Janeiro como uma farmácia de manipulação alopática e homeopática pela excelência de seus produtos e serviços.

Valores

1. Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma relação seja com clientes internos ou com externos pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade.

2. Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio.

3. Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atendê-lo cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com