TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO OS POTENCIALES EMERGENTES?

Relatório de pesquisa: QUAIS SÃO OS POTENCIALES EMERGENTES?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a crise econômica mundial vem causando grandes mudanças no cenário econômico do planeta, muitos países estão sofrendo dificuldades de vencer tamanha crise, assim tendo um grande enfraquecimento de suas economias, mas também existem países que lidaram muito bem com esta, tendo em vista que quase não sofreram impactos referentes a crise econômica.

Algumas das nações que obtiveram êxito na gestão desta grande crise hoje são consideradas potências emergentes, um exemplo é o Brasil. A ascensão destes países não se deve a um grande aumento do seu poderio econômico, mas sim do declive das que já eram grandes potências mundiais. Algumas das principais potências emergentes são: Brasil, Rússia, Índia e China.

O QUE SÃO POTÊNCIAS EMERGENTES ?

Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento".

A sigla BRIC dá nome a um grupo formado por países considerados, nos últimos anos, como potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China. Entre 2008 e 2009, frente à crise econômica mundial, a importância do grupo ultrapassou a área econômica, e a presença desses quatro países tornou-se indispensável em todas as discussões políticas.

O termo BRIC foi concebido, em 2001, por uma equipe de pesquisadores do banco americano Goldman Sachs, que elaborou um estudo sobre estimativas de evolução dos mercados, da produção e da demografia na ordem econômica mundial. Segundo esse estudo, no decorrer das próximas décadas, Brasil, Rússia, Índia e China deverão ascender ao topo do ranking das maiores economias do planeta, desbancando potências como o Japão e Alemanha.

Dentre as consequências dessa evolução, devemos salientar a afluência de uma massa de novos consumidores. Segundo o Goldman Sachs, entre 2005 e 2015, os rendimentos de cerca de 800 milhões de pessoas (nos quatro países) poderão cruzar a marca de 3.000 dólares anuais, a linha divisória para o patamar de consumo de classe média. Considerando-se que há hoje no mundo cerca de 2 bilhões de pessoas nessa faixa de renda, o BRIC pode fazer o mercado consumidor global crescer quase 50% em apenas dez anos.

Incluir quase 1 bilhão de novos consumidores no mercado certamente causará um impacto sem precedentes sobre a demanda de bens e serviços. Dessa forma, o consumo de aço dos quatro países, que em 2006 era de 143 milhões de toneladas, deve atingir 450 milhões até 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com