TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regionalização Mundial

Artigos Científicos: Regionalização Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 4

Regionalização Mundial

A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial. As Ciências Sociais buscam criar uma metodologia apropriada para lidar com a enorme diversidade e também para compreender as diferentes realidades encontradas no planeta.

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Economista Joseph Alois Schumpeter foi um dos precursores desta proposta de regionalização. Ele propôs o conceito de desenvolvimento econômico condicionado às ideias de inovação tecnológicas e da ruptura do “fluxo circular”. Schumpeter privilegiou a atuação do empreendedor, do inovador na superação da condição de pobreza, da precariedade. Assim estabeleceu a divisão do mundo entre aqueles que se desenvolveram e os que supostamente poderiam se desenvolver.

Entre as diversas escolas do pensamento econômico se destacam as seguintes ideias:

-LIBERALISMO: o subdesenvolvimento e sinônimo de estagnação econômica

-NEOLIBERALISMO: criou os rótulos “países em desenvolvimento” e “ países emergentes”, e posicionou os antigos subdesenvolvidos dentro de uma fase do desenvolvimento.

-ESTRUTURALISMO: estabeleceu que, além das razoes econômicas, o subdesenvolvimento era resultante da fragilidade das instituições próprias de cada estado.

KEYNESIANISMO: determinou o subdesenvolvimento como fruto da ausência de um estado forte, capaz de impor medidas reguladoras e protecionismo alfandegário.

TEORIA DA DEPENDENCIA: argumentou que o subdesenvolvimento é resultado de trocas internacionais desiguais e não da ausência do desenvolvimento, portanto, é produto do desenvolvimento desigual de outros países.

Países centrais e periféricos

Cada pais ocupa um espaço e desempenha seu papel no mundo capitalista , assim a periferia jamais chegara ao centro . No inicio do século XX, esta visão de mundo foi adotada por inúmeros movimentos revolucionários, depois esquecidos por algumas décadas. Na atualidade voltou a ganhar espaço nos meios acadêmicos. Em 1949, o economista argentino Raul Presbish apresentou a tese “O desenvolvimento Econômico da América Latina” e seus principais problemas. Nesta obra, a difusão do progresso técnico e a distribuição dos seus ganhos na economia mundial aconteciam de forma desigual. No centro, a difusão do progresso técnico teria sido mais rápida e homogênea, enquanto na periferia, o progresso só atingiria setores ligados a exportação em direção ao centro.

Em 1952, o demógrafo francês Alfred Sauvy, cunhou a expressão “Terceiro Mundo” para classificar as novas nações da Ásia e da África que surgiam durante o processo de descolonização, após a segunda guerra mundial.

Em 1955, na primeira entre os países “não alinhados”, realizada em Bandung na Indonésia, esta proposta de regionalização ganhou espaço na mídia e se popularizou nos anos da guerra fria, de forma equivocada esta proposta de 2 regionalização ainda é utilizada , mesmo não existindo países socialistas (Segundo Mundo), pelo menos em sua concepção original. Nos seus últimos anos de vida, Sauvy declarou que tal denominação deveria ser abolida. Para ele, o “Terceiro Mundo” deveria ser um bloco politicamente oposto ao “Primeiro Mundo” e não somente um agrupamento de países de grande precariedade econômica. Além disso, os países designados como “Terceiro Mundo” não poderiam servir ao interesse dos países dominantes.

Países do norte e do sul

Diferente das demais propostas de regionalização, esta não apresenta um autor precursor, mas cabe destacar o presidente dos estados unidos, Bill Clinton, como um dos responsáveis pela população dessa representação. Após décadas de Guerra Fria, o enfraquecimento ideológico entre Socialismo e Capitalismo (Leste X Oeste) perdeu espaço para a disputa econômica entre Ricos e Pobres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com