TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regionalização do Espaço Mundial

Por:   •  9/10/2018  •  Abstract  •  7.601 Palavras (31 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 31

01 – Qual os resultados positivos do pós-guerra para os EUA e para a URSS em termos econômicos, políticos, militares que os alçaram à condição de superpotências? Qual os elementos da crise colonialista imperialista e os novos valores difundidos internacionalmente (pág. 12-14).

Os EUA emergiram do conflito como os maiores beneficiários, reativando e expandindo seu parque industrial absorvendo uma grande massa de desempregados dos anos 30, além das poucas mortes e praticamente nenhuma destruição material. Sua economia tornou-se mundialmente dominante. O crescimento do capitalismo dos EUA foi conquistado pela queda e declínio do capitalismo de outros países, aliados e rivais. A derrota do nazifascismo marcou o triunfo de uma forma de capitalismo moderno e cosmopolita marcado por contornos retrógrados de dominação social e de inserção do mercado mundial. Já a URSS gozava de imenso prestígio diplomático e militar. O fortalecimento da esquerda em todo mundo e a presença do Exército Vermelho no centro da Europa e do Extremo Oriente também acentuava o poderio soviético. Nas relações internacionais agia de acordo com os moldes da diplomacia tradicional. Os elementos da crise colonialista são o enfraquecimento das metrópoles europeias, ao engajamento militar dos povos coloniais – árabes, hindus, negro-africanos, além dos povos asiáticos – e a expansão da ideologia anticolonialista. A opressão da ‘nova ordem” estimulou os povos à resistência, que conheceu um crescimento contínuo, em meio à intensa mobilização popular, as resistências tornavam-se importantes movimentos políticos-militares.

02 – Quais os mecanismos dos EUA no plano político-militar, financeiro/comercial, diplomático e que resultados alcançou do ponto de vista da internacionalização do seu poder e da difusão da Pax Americana? (pág. 14 a 16).

Os EUA dominavam os mares, possuíam bases aéreas e navais, além de exércitos em todos os continentes, bem como a bomba atômica e um aviação estratégica capaz de atingir todas as áreas de planeta. No financeiro/comercial, o dólar impôs sua vontade ao conjunto do mundo capitalista com a Conferência de Bretton-Woods (1994) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. A luta pela redução de barreiras alfandegárias favorecia a grande economia norte americana, desta forma os EUA passavam a regular e dominar os investimentos e os intercâmbios de mercadorias em escala planetária. No plano diplomático ocorreu a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) visando salvaguardar a paz e a segurança internacional. Este internacionalismo representava a formulação ideológica do capitalismo de livre investimento como forma de superação da grande depressão. O “capitalismo internacionalista” norte-americano opunha-se aos capitalismos aliados e rivais que monopolizavam a exploração de impérios coloniais ou o domínio econômico sobre determinadas regiões.

03 – O que foi a doutrina Truman? O que foi o Plano Marshall? Quais seus impactos na Europa na luta contra o comunismo? O que é a CEE? Quais as características do Estado de Bem Estar Social Europeu e suas garantias? (pág. 21 a 23, além de 42 a 47).

A doutrina Truman, lançada na administração Truman, antes de mais nada, traçava metas e objetivos para tornar o mercado europeu, destruído no pós guerra, em um mercado rentável para as finanças e comércio privados dos EUA. O que constituía também, a possibilidade de construir bases políticas sólidas para combater as tendências políticas opostas aos seus interesses. A implementação dessa política se deu em 12 de março de 1947, acompanhada do Plano Marshall em 05 de junho do mesmo ano. Tal política defendia o discurso que os EUA deveriam auxiliar os povos “livres” de regimes totalitaristas, seja de países externos como também de minorias armadas dentro dessas nações ditas “livres”. Começava assim um plano de reconstrução européia, que dividia o mundo entre Capitalistas e Socialistas, onde o principal objetivo dos EUA era blindar a Europa dos anseios da URSS. Nessa mesma perspectiva, o plano Marshall, constituía-se numa política de concessão de empréstimos, às nações destruídas pela guerra, com juros baixos, para que esses pudessem comprar mercadorias, desde que fossem americanas, para abastecer os seus mercados e começar então a reconstrução do pós guerra, o que de certa forma, acabava-se por constituir uma forma avançada do imperialismo. Não é a toa que muitas nações recusavam tal política, principalmente as nações mais ao leste europeu que consideravam uma verdadeira invasão econômica americana, as quais muitas nações acabavam perdendo completamente sua soberania econômica. Fato é que a doutrina Truman e o plano Marshall foram os responsáveis por dividirem a Europa em blocos políticos-militares. Não obstante, impactaram profundamente o leste europeu, na medida em que criava-se condições para que nações totalmente destruídas, pudessem ter a oportunidade de aquisição de materiais, de que a muito tempo eram privadas e tais políticas acabavam por seduzir e entusiasmar tais nações, servindo até mesmo como chantagem nas eleições europeias. O Tratado de Roma, em 1957, que culminou na criação da CEE, Comunidade Econômica Europeia, tinha como membros a RF da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo e tinha como objetivo, uma gradual abertura aduaneira e a livre circulação de capitais, levando a um alto padrão de consumo a estas nacionalidades. A disputa “ideológica” dos dois sistemas, fez com que o capitalismo, promovesse mudanças, na sua postura perante as nações europeias, frente ao prestígio das políticas socialistas,implantou-se na Europa a política do Bem Estar Social que previa um política de segurança social (aposentadoria, saúde, ensino, salário desemprego, e etc) atendendo assim a causa sindical e freando de certa forma os impulsos socialista nessas regiões.

04 – O que foram a CIA, o Kominform, a OTAN, o Comecon e Pacto de Varsóvia? Quais as ações das superpotências que caracterizam a Guerra Fria? Por que a Guerra Fria favoreceu os EUA e a Pax Americana? (pág. 23 a 28).

Depois da recusa, principalmente nas repúblicas populares, das políticas econômicas implantadas pelos americanos, os EUA criam a CIA (Agência Central de Inteligência), que atuaria numa escala global, através da espionagem para organização de ações clandestinas. Na mesma medida, os Partidos Comunistas, liderados pela URSS, bem como na Itália e França, criam o Koninform (Agência de Informação Comunista) que trataria de coordenar às ações dos Partidos Comunistas na Europa. Diante da criação do Conselho de Ajuda Mútua Econômica ( CAME ou Comecon) por parte da URSS, a partir de 1949, ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com