TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Como Unidade Dinamica

Ensaios: Região Como Unidade Dinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

A Região como unidade dinâmica

Ricchieri e as regiões naturais

Em seu estudo Ricchieri admite a existência de Três tipos de regiões:

a) Elementar: baseada em um só fenômeno, podendo ser geológica, morfológica, climática ou Botânica.

b) Geográfica Complexa: Compreendendo áreas sobre as quais se superpunham várias regiões elementares.

c) Integral: Conjunto de regiões complexas

Apesar de Ricchieri chamar as regiões de “geográfica complexas” elas eram muito mais regiões naturais que regiões geográficas.

Fabio de Macedo soares Guimarães realizou estudos de síntese dividindo o pais em grandes regiões naturais influenciado por Ricchieri e Delgado carvalho com caracterização de regiões elementares, levando em consideração os aspectos geológicos, relevo, clima e da vegetação.

Cholley e a região geográfica

“A ideia de região implica um principio de organização. Deve-se em consequência, reservar esta expressão exclusivamente às organizações realizadas pelo homem na superfície do planeta.”

“O termo “domínio” mais conveniente que “região” para designar as unidades físicas, estruturais, climáticas e morfológicas. É também o termo que deveria ser empregado a proposito dos fenômenos ligados à atividade humana, quando se quer considerar apenas sua extensão: domínio de trigo, domínio da vinha etc.”

De acordo com o seu pensamento para caracterizar as regiões geográficas, deve levar em conta os domínios físicos e a organização do grupo feita pelo homem. Assim a região em si se diversifica bastante, no tempo e no espaço, de acordo com o maior ou menor desenvolvimento.

Cholley possuía uma visão de síntese (geografia de síntese) não contrapondo os conceitos de região natural ou região histórica, mas elaborando um conceito de região histórica.

A Concepção antropocêntrica de Cholley teria larga aceitação entre os geógrafos, mas encontraria seria resistência por parte de outros especialistas.

Perroux e as regiões econômicas

Ele admite que o conceito de espaço econômico possa ser encarado como:

a) Conteúdo de um plano

b) Campo de Forças

c) Conjunto Homogêneo

Daí a consequencia de :

a) Região Plana 

b) Região Polarizada  resulta da observação da interdependência existente entre varias áreas, poder de atração de uma cidade exerce em torno da área que a cerca consequente das transações comerciais que realiza com as áreas rurais. Vê-se daí, a importância dada pelos geógrafos ao núcleo urbano como centro polarizador e à rede de transportes como veiculo de expansão, de influencia polarizadora.

c) Região homogênea  corresponde “ao espaço continuo em cada uma das partes que constituem apresenta características que a aproximam uma das outras.”

Kayser, as regiões organizadas e a tipologia do espaço no mundo subdesenvolvido.

Vem da linha de pensamento de Cholley

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com