TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regiões Climáticas no Território Brasileiro

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Rio Grande
Gestão Ambiental
Climatologia e Hidrologia

Marcus Vinícius Kolmar Borges - 108805

Regiões Climáticas no território brasileiro

Introdução:

O clima de uma região corresponde ao conjunto de variações do tempo de determinado local. Uma análise do clima de uma localidade é feita por meio da análise de fenômenos atmosféricos durante um período de aproximadamente 30 anos. O Brasil, devido a sua grande extensão e diferenças de altitude, relevo, correntes marítimas e dinâmicas das massas de ar, apresenta uma grande diversidade climática. Nesse trabalho serão abordadas todas as regiões climáticas do país.

Climas do Brasil:

Dentro do território brasileiro, existem seis tipos de climas diferentes, sendo eles:

  • Equatorial
  • Tropical
  • Tropical de Altitude
  • Tropical Atlântico
  • Subtropical
  • Semiárido

[pic 2]

Região Sul:

Região composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Possui o clima predominantemente Subtropical, com exceção do Paraná, onde predomina o clima tropical. O clima subtropical é responsável pelas temperaturas mais baixas, fazendo com que as médias anuais nessa região sejam de 14 a 22ºC. Nos locais mais altos, a temperatura média é de 10ºC. Durante o verão as temperaturas nas áreas de planalto se elevam, e a variação é de 24 a 27ºC, e nas áreas mais baixas, de 30 a 33ºC. Durante o inverno, as temperaturas no planalto variam de 20 a 24ºC, e nas áreas mais baixas, de 16 a 20ºC. Apesar dessa média, é muito comum atingir temperaturas próximas a 0ºC ou até mesmo temperaturas negativas, por consequências das massas de ar polares, de maneira que a região sul é conhecida por seus invernos rigorosos. O clima nesta região é caracterizado pela baixa umidade, e a precipitação média anual varia entre 1200 a 2000mm.

Região Sudeste:

Região composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, é a região mais populosa do Brasil, tendo cerca de 80,35 milhões de habitantes segundo o censo do IBGE de 2010. Na região litorânea predomina o clima Tropical Atlântico e nos planaltos o clima Tropical de Altitude. Essa região apresenta alta diversificação de temperatura. Em São Paulo a média anual gira em torno de 20ºC, e em Minas Gerais é de 24ºC. Nas regiões serranas essa média pode diminuir. Durante o inverno, a média é de 6 a 18ºC, e no verão, de 30 a 33ºC. A precipitação média varia de 1500 a 3600mm, sendo maior na região da Serra do Mar em São Paulo, e menor nos Vales dos rios Jequitinhonha e Doce.

Região Centro-Oeste

Região composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, sendo a segunda região com maior extensão territorial do Brasil. Apresenta um clima predominantemente tropical semiúmido, tendo maior ocorrência de chuvas no verão e menor no inverno. Mais de 70% do total de chuvas acumuladas durante o ano tem sua precipitação entre os meses de novembro e março, sendo o inverno excessivamente seco. As médias de temperatura variam de 20 a 22ºC nas chapadas, e 22ºC nos extremos norte e sul. Durante a primavera e verão, as médias se elevam, variando de 24 a 26ºC. Durante o mês de setembro, onde se registra as maiores temperaturas, as médias podem varias de 30 a 36ºC. O inverno dessa região é ameno, embora temperaturas baixas ocorram com frequência devido a invasão polar, que provoca as friagens. No inverno, as médias oscilam entre 15 a 24ºC nos meses mais frios, podendo chegar de 8 a 18ºC com a invasão da massa polar. A pluviosidade média anual varia de 2.000 a 3.000 mm ao norte de Mato Grosso a 1.250 mm no Pantanal mato-grossense.

Região Nordeste:

Região composta pelos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, é considerada a região com a terceira maior extensão territorial do Brasil. Os climas nessa região são: Equatorial Úmido, Litorâneo Úmido, Tropical e Tropical Semiárido. As temperaturas nessa região são altas, com médias anuais entre 20 e 28ºC, tendo ocorrência de máximas em torno de 40ºC no Maranhão e Piauí. Durante o inverno, as mínimas variam de 12 a 16ºC na região litorânea, sendo menor nos planaltos, onde já houve incidência de 1ºC na Chapada da Diamantina após a passagem de frente polar. A precipitação média anual é inferior a 1000mm, devido a ocorrência de chuva no sertão desta região, o período chuvoso é, normalmente, de apenas dois meses no ano, podendo, em alguns anos até não existir, ocasionando as denominadas secas regionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (443 Kb)   docx (933.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com