TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio Em Geogafia

Trabalho Escolar: Relatorio Estagio Em Geogafia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC / ead

Curso: Licenciatura Plena em Geografia

Disciplina: Estágio Supervisionado II

Tutor: Paulo Afonso

6º Período

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Esperantina – PI

Outubro de 2011

Clarinda Quaresma da Rocha

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio Supervisionado II do Ensino Médio apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC / ead, para obtenção de crédito na disciplina Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura Plena em Gografia, ministrado pelo tutor Paulo Afonso.

Esperantina – PI

Outubro de 2011

EPÍGRAFE

“A sabedoria não é dada; temos de descobri-la sozinhos, depois de fazer uma jornada que ninguém pode fazer por nós ou nos poupar de fazer”

Marciel Prost, escritor.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, aos meus pais e esposo pela paciência dispensada ao longo do curso e a minha filha Maria José.

SUMÁRIO

I – Apresentação........................................................................................................05

II – Caracterização da Instituição do Campo de Estágio...........................................06

III – Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio.........................................07

IV – Apresentação dos Resultados...........................................................................08

V – Conclusão e Recomendações............................................................................09

VI – Referências.......................................................................................................10

VII – Anexos

APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem o objetivo de apresentar o resultado da segunda etapa do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Geografia tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos ensinamentos aprendidos no decorrer do curso demonstrando-se assim o quanto é importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O Estágio Supervisionado II foi realizado na Escola Municipal São Raimundo Nonato anexo ao Mundo Novo dos Amorim numa turma de 1ª série do Ensino Médio, turno noite, localizada na localidade Mundo Novo dos Amorim, com carga horária de 128 horas, iniciada no dia 02 de Agosto de 2011, com carga horária semanal de 02 horas.

A disciplina Estágio Supervisionado II faz-se partir do teórico, do subjetivo para a prática real das atividades escolares e também para o contato pessoal com o ambiente do alunado tornando o gosto pelo ensinar concreto e significativo.

Este relatório é composto da descrição das observações feitas no primeiro momento do estágio e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula constituindo o processo ensino-aprendizagem.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

O Estágio Supervisionado II foi realizado na Escola Municipal São Raimundo Nonato que tem como diretora a professora Maria do Amparo Alves de Sousa.

A escola observada mantida pelo Governo do Estado do Piauí, situado na localidade Mundo Novo dos Amorim que pertence ao município de Esperantina, numa área acessível a todos os moradores das localidades vizinhas.

As instalações do prédio contam com rachadura em algumas paredes, colunas e o piso de algumas salas estão afundando em alguns pontos.

A escola funciona pelo turno manhã e tarde sendo o ensino fundamental de 1º na ao 9º ano e a noite sendo o Ensino Médio.

As salas são arejadas, iluminadas e com quadro acrílico. A cantina é pequena com uma janela onde é distribuída a merenda; ainda possui um pátio com bebedouro, uma área que serve de estacionamento para bicicletas e motos, 03 banheiros, (02 para os alunos, 01 para funcionários), 01 depósito para a merenda, 01 sala dos professores, 01 diretoria, 01 TV, 02 armários, 01 geladeira, 01 freezer, 01 computador completo, 01 máquina de xerox, 01 vídeo, 01 aparelho de som.

O projeto politico pedagógico da escola reflete a práxis pedagógica, a avaliação, a organização e a proposta curricular da disciplina de Geografia.

A escola desenvolve um bom trabalho com o corpo docente, discente e funcionários, a relação entre eles é satisfatória.

A Unidade Escolar é reconhecida pelo MEC e promove eventos com esportes, feiras culturais, palestras e reuniões sistemáticas e facilita a interação da escola com a comunidade.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

A carga horária do Estágio Supervisionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com