TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de poluição do ar

Relatório de pesquisa: Relatório de poluição do ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório sobre poluição atmosférica

A questão da poluição atmosférica vem sendo levantada nas últimas décadas, salientando - se como uma das prioridades, objetivo a ser alcançado pela humanidade. Organizações governamentais e principalmente não governamentais têm trazido em “cheque” a importância da redução nas taxas de emissão de poluentes.

Empresas dos mais altos níveis estão empenhando - se em cumprir com todas as exigências impostas com relação à poluição atmosférica e terrestre, através da ISO 14000 estão padronizando seu processo de produção, executando ações compensatórias, ajudando a comunidade a sua volta e criando projetos para melhorar o meio – ambiente externo.

Através dos meios de comunicação (TV, jornal, internet etc) os consumidores estão acordando para os cuidados necessários para o bem do planeta e consequentemente das gerações vindouras, adequando os seus hábitos de consumo, procurando empresas que ajam de forma a preservar o nosso planeta, empresas que investem em projetos para a sustentabilidade e consequentemente atraí essa gama de consumidores.

O marketing em cima desse assunto tem sido forte, pois cada vez mais vemos que os monopólios/ oligopólios do mercado presente/futuro estarão nas mãos dos que possuem projetos eficientes enquanto a redução da emissão de gazes poluentes e práticas sustentáveis.

No que tange ao tema poluição atmosférica, devemos dar ênfase ao “Aquecimento Global”. Os raios solares penetram a nossa atmosfera aquecendo - a, parte fica retido na atmosfera e a outra é irradiada novamente, esse processo é o que mantém o planeta aquecido, o que é essencial para a manutenção da vida. Mas ora, devido à emissão de gases poluentes, citando nesse caso o CO2, cada vez mais a atmosfera está a se tornar densa, ou seja, aquela camada fina de gazes está relativamente ficando mais espessa, impedindo que o raio solar seja equilibradamente irradiado.

Esse processo que foi descrevido acima ocasiona, por exemplo, o derretimento acelerado das calotas polares (agindo juntamente com o ciclo glacial) da Antártica, Groelândia entre outros e, elevando o nível do mar, tornando o planeta mais quente e afetando diversos ecossistemas, quebrando a sinergia necessária para que haja condições adequadas para se viver. Muitas espécies são extintas, raças se sobrepondo a outras de forma desordenada, comunidades ameaçadas e assim sucessivamente desencadeia – se uma série de impactos negativos na natureza.

Práticas como a “Pecuária Intensiva” também causa sérios danos ao meio ambiente, oriunda dessa atividade econômica a poluição por gás metano. Com ela há um grande desmatamento para a plantação de soja, por exemplo, voltada a elaboração de rações para os milhões de animais criados para abate. As florestas que são extremamente necessárias para o equilíbrio atmosférico por meio do processo de fotossíntese, são desmatadas para a plantação de cereais que servem de base para as rações, o que aumenta a emissão de CO2.

Usinas de carvão e petróleo têm uma enorme participação no processo de poluição atmosférico, resultado da queima de carvão ou petróleo. Mesmo com a certificação de qualidade referida no início do texto, há empresas que trabalham fora dos padrões adequados, isso em diversos setores da economia.

A concentração de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera atingiu níveis sem precedentes, sendo considerada a maior em, pelo menos, 800 mil anos; a temperatura do planeta subirá entre 0,3°C e 4,8°C no século 21; e o nível do mar deve subir entre 26 e 82 centímetros até de 2100. Esses são alguns dos apontamentos feitos no relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O organismo destaca ainda que está cada vez mais clara a responsabilidade do homem na mudança climática.

O “Aquecimento Global” do nosso planeta é tão abrangente que tange a política, nossa consciência moral, nossos hábitos etc. Ressaltando a política, pois esta é a maior força capaz de transformar o que está a acontecer, os políticos deveria entender a necessidade de ações executadas pelos três poderes (legislativo, executivo, judiciário) de modo à efetivamente combater o assolamento ao nosso planeta. Pensar em riqueza no seu sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com