TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevo

Artigos Científicos: Relevo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Ao iniciar essa nova etapa de sua formação escolar, o estudante dar-se-á conta de que se encontra diante de exigências específicas para a continuidade de sua vida de estudos. Novas posturas diante de novas tarefas ser-lhe-ão logo solicitadas. Suas posturas de estudo devem mudar radicalmente, embora explorando tudo o que de correto aprendeu em seus estudos anteriores.

É preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. As condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia na efetivação da aprendizagem, maior independência em relação aos subsídios da estruturado ensino e dos recursos institucionais que ainda continuam sendo oferecidos.

Deve o estudante empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que devem estar contínua e permanentemente ao alcance de suas mãos, organizando e disciplinando sua vida científica. A assimilação de conteúdos já não pode mais ser feita de maneira passiva e mecânica: é preciso dispor de um material de trabalho específico de sua área e explorá-lo adequadamente. A aprendizagem universitária, só se realiza mediante o esforço individualizado e autônomo do aluno.

2.1.1. OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO

A formação universitária exige atividades práticas que vão culminar no fornecimento de habilidades profissionais próprias de cada área, porém, para isso faz-se necessário um embasamento teórico, pelo qual responde, fundamentalmente, o ensino superior, isso o estudante vai conseguir atingir através da formação de sua própria biblioteca. O estudante precisa munir-se de textos básicos que o auxilie na maturação do próprio pensamento, lançando as linhas mestras do seu pensamento científico organicamente estruturado. Frise-se, porém, que, na universidade, não se pode passar o tempo todo estudando apenas textos genéricos. O universitário deve poder passar por um encaminhamento lógico que o inicie ao pensar. Ao professor não basta ser um grande especialista: é preciso dar-se conta de que é também professor e mestre inserido numa situação histórico-cultural de um país que não pode desconhecer, conduzindo os estudantes a descobrirem as vias de aprendizagem.

Revistas e repertórios bibliográficos, são valiosos e imprescindíveis instrumentos de trabalho acadêmico e científico, enquadrando-se na vida intelectual do estudante enquanto lhe permite acompanhar o desenvolvimento de sua ciência e das ciências a fins. Além disso, deve-se instigar no universitário a participação em acontecimentos extraescolares, como participações em simpósios, congressos, encontros, semanas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com