TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Origem Do Universo E Do Homem. STEINER, J. E.

Casos: Resenha Origem Do Universo E Do Homem. STEINER, J. E.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 2

STEINER, J. E. . Origem do universo e do homem.

Origem do universo e do homem é um artigo de João Evangelista Steiner, possui graduação em Física pelo Instituto de Física USP (1973), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (1979).

Atualmente é professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: fotometria, estrelas simbióticas, eclipse, linhas de emissão e variáveis cataclísmicas.

O presente artigo é composto por dezesseis páginas que tratam de questões relacionadas à origem do universo, assunto esse que sempre foi preocupação central da humanidade, como relatado pelo autor.

É feito um breve histórico sobre todas as teorias cosmológicas: Terra plana, modelo geocêntrico, heliocêntrico, galactocêntrico e Big Bang. Sendo que maior ênfase é dada na teoria do Big Bang, que é a idéia de que o universo se originou a partir de uma explosão.

Robert Woodrow Wilson e Arno Penzias, receberam o Prêmio Nobel de Física em 1978 quando procuravam a origem de um ruído eletromagnético que estava atrapalhando as radiopropagações de um sistema de telecomunicações, descobriram então que a radiação vinha de todas as direções para as quais apontavam a antena e ao medirem a temperatura da radiação foi encontrado um valor semelhante ao previsto, 2,7 Kelvin, confirmando assim a teoria do Big Bang.

Sem dúvidas, trata-se de um artigo instigante e de grande relevância, indicado para estudantes do ensino médio, graduandos das áreas de geografia, biologia e também para aqueles que se interessam em conhecer mais profundamente sobre as idéias e teorias da origem do universo como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com