TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoluçao Verde

Ensaios: Revoluçao Verde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos dizer que a agricultura moderna nasceu com a revolucao industrial ou seja com a sociedade moderna e a aplicaçao gradativa dos metodos industriais em particular a mecanizaçao e a produçao em grande escala no campo.

Mais foi a partir de 1966 e 1967 a agricultura moderna, foi chamada de revoluçao verde.

Houve o aumento da produçao que gerou um impacto social em alguns paises subdesenvolvidos. Pois houve a produçao de alimentos híbridos alem da expansao de produtos químicos como: fósforo e potássio adubando o solo e elevadas doses de nitrogênio na agricultura.

A revoluçao verde sofreu muitas criticas, algumas fundamntadas, outras nao, ela é criticada por nao ter acabado com a fome mundial, mas houve uma sensivel

diminuiçao da fome e da subnutriçao, especialmente no sudeste e leste da Ásia . A fome aumentou em regioes onde a revoluçao nao foi adotada ou foi de forma parcial: na África e na América Latina.

Os alimentos sao mercadorias e nao objetos gratuitos, fome e subnutriçao sao problemas sociais, politicos e economicos e nao meramente tecnicos ou agronômicos.

Há criticas que sao pertinentes para o tema: impactos sociais e ambientais negativos pois para a compra de adubos quimicos , inseticidas e fertilizantes é necessario dinheiro.

A revvoluçao verde é mais apropriada para grandes extensoes e para o cultivo de trigo, arroz, milho, soja, o que privilegia a monocultura.

Os pequenos produtores nao conseguiram competir e acabaram, vendendo suas terras para grandes proprietarios e aumentaram os latifúndios..

Os insumos agricolas sao controlados por um pequeno numero de empresas multinacionais/transnacionais sediadas principalmente nos EUA e Europa, sao elas que mais investem em pesquisas, ex.: Randoupp, Monsanto, eyc.

Do ponto de vista do impacto ambiental, ha a contaminaçao das aguas, do solo, pelo excesso dos adubos químicos e agrotóxicos empregados, que se infiltram no subsolo poluindo os lençóis subterrâneos . Ex.: Aquífero Guarani

Sites para pesquisa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com