TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RitterCarl Ritter

Resenha: RitterCarl Ritter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Carl Ritter

Carl Ritter (Quedlinburg, 7 de agosto de 1779— Berlim, 28 de setembro de 1859) foi um geógrafo e naturalista, nascido em Quedlinburg, pertencente à Prússia, descobridor do raio ultravioleta (1801), fundamental para o posterior surgimento da geografia humana.

Ritter foi, junto com seu camarada Alexander von Humboldt, um dos precursores da Geografia Moderna, assim como fundador da Sociedade Geográfica de Berlim. Ritter foi ainda o primeiro professor de geografia regular e fixo em uma universidade, sendo que a cátedra de geografia da Universidade de Berlim foi instituída justamente para que ele a ocupasse.

A família de Ritter era relativamente modesta. Ele trabalhou a vida toda como professor e suas viagens se restringiram ao continente europeu. Ele sempre escrevia a respeito dessas viagens, mas, diferentemente de outros naturalistas, preocupava-se pouco com a descrição das paisagens.

Seu grande objetivo era estabelecer as bases de um conhecimento geográfico científico, nos moldes das ciências naturais. É por isso que a maior parte dos trabalhos de Ritter tratava da África e Ásia, continentes onde ele nunca esteve, mas sobre os quais estudou muito.

Vale também mencionar que Ritter destacou bem mais do que Humboldt a importância de demonstrar as influências da natureza sobre a história humana, tendo chegado a propor que o estudo dos elementos naturais é importante para a geografia somente na medida em que serve de base para o estudo do homem.

Por esse motivo, é comum a afirmação de que Ritter possuía uma visão antropocêntrica da geografia, já que, para ele, todos os estudos deveriam convergir direta ou indiretamente para o entendimento das relações homem/natureza .

Os trabalhos de Ritter e Humboldt surgiram no período em que o conhecimento geográfico acumulado sobre o mundo já permitia obter um conhecimento mais fundamentado em viagens, cartografias e estudos mais precisos.

Com Ritter e Humboldt a Geografia Moderna surgiu; porém, a construção desta só pôde ocorrer porque praticamente toda a superfície terrestre havia sido conhecida, estudada e mapeada.

O princípio da Analogia ou Geografia Geral foi desenvolvido por Carl Ritter. Esse princípio visava a comparar diversas paisagens da Terra, chamando atenção para as suas semelhanças e diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com