TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistematização da Geografia: Humboldt e Ritter

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 2

Por: Nilvan Alves Fernandes

A Sistematização da Geografia: Humboldt e Ritter

A maior contribuição para a sistematização da Geografia teve seu início no começo do século XIX, com o geólogo e botânico Alexandre von Humboldt e o filósofo e historiador Karl Hitter. Essa formulação ocorreu na antiga Alemanha feudal, na qual se encontrava uma nação sem constituição de um Estado nacional, em que os feudos ainda eram muito singulares e não possuíam uma relação significativa entre eles. Foi nessas dificuldades que surgiu a “Confederação Germânica”, que teve o intuito de ligar economicamente os feudos, dando a abertura para a discussão geográfica, em que a questão do espaço era crucial.

Para Humboldt o estudo geográfico deveria se basear na observação do espaço através do “empirismo raciocinado”, fazendo uma conexão entre as diversas formas de manifestação que esse espaço apresentava, procurando a causalidade existente na natureza. Essa observação deveria ser feita num contexto cósmico, de grande dimensão.

Já para Hitter, o estudo geográfico deveria analisar as áreas de forma individual, comparando umas com as outras. Essas áreas de estudo apresentavam uma variedade de elementos que juntas resultavam num todo, no qual o homem deveria ser o objeto principal desses elementos. Dessa forma, Hitter procurava conectar esses estudos como resultado de uma criação divina, em que a Geografia deveria explicar e ligar tais áreas com um “criador”, já que ele possuía uma grande influência de sua crença religiosa.

Apesar de Humboldt abordar o objeto de estudo geográfico a nível global sem ter o homem como destaque e Hitter focar num estudo mais regional e antropocêntrico, as obras de ambos serviram de base para Geografia Tradicional, seja para apoiá-las ou questioná-las.

BIBLIOGRAFIA

MORAIS, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena História Crítica. In: Antonio Carlos Robert Morais. A Sistematização da Geografia: Humboldt e Ritter - 20ª Ed. -  São Paulo: Annablume, 2005. P. 59 – 65.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com