TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURGIMENTO DO ESTADO ISLAMICO

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

SURGIMENTO DO ESTADO ISLAMICO

O estado islâmico tem sua origem no Iraque, onde o mesmo tem 60% do seu povo sendo árabes xiitas, 20% árabes sunitas e 20% curdos sunitas. os sunitas e xiitas seguem o islamismo, porém, tem algumas diferença e sua principal diferença , é que os xiitas acreditam que o sucessor do profeta Maomé tem que ser descendente do mesmo, enquanto os sunitas acreditam que seu sucessor deve ser escolhido pelo seus feitos, ou seja, pelo o que ele faz pelo seu povo e religião.

O Iraque passou por uma ditadura, que foi liderada por Saddam Hussein no final dos anos 70, que era árabe sunita, apesar de ser responsável por diversos genocídios aos árabes xiitas e curdos, ele é considerado por muitos estudiosos um mal necessário, pois ele manteve um certo equilíbrio. Em 1990 ele invadiu o Kuait, onde o EUA ficou ao lado do Kuait,dando origem a primeira guerra do Golfo, mesmo os estados unidos terem saído vitoriosos não derrubaram o ditador iraquiano, porém, Saddam não teve a mesma sorte duas vezes, alguns anos depois os EUA ordenaram um ataque ao Iraque, usando a desculpa que o Iraque estava realizando produção em massa de armas altamente letais(afirmação que nunca foi provada), e no fim da guerra Saddam é derrubado e alguns anos depois é condenado a pena de morte, fazendo assim ser implantado a democracia no Iraque.

Como sua maioria era árabes xiitas, seu primeiro ministro foi um xiita e seu presidente um curdo. E como os mesmos passaram anos sendo massacrados por sunitas se revoltam e fazem o mesmo com os sunitas, mas poucos se revoltam e criam o Estado Islâmico.

O ESTADO ISLÂMICO

É um grupo extremista islâmico, atualmente é liderado por Abu Bakr-Baghdadi que se diz ser sucessor do profeta Maomé. Eles seguem o Wahabismo, que prega que os governantes têm que governar com base no Islã podendo perseguir e matar quem pensa diferente.

Eles têm o objetivo de criar um Estado Islâmico, que seria um estado dominado por eles onde todos deveriam segui o Islã puro e também seria onde eles pronunciariam o califado, sucessor do profeta Maomé.

O grupo do Estado Islâmico é considerado jihadistas, ou seja, mulçumanos que acreditam que se pode usar a violência por Deus, isso ocorre pois eles seguem a suna onde um dos seus “mandamentos” é a jihad que seria “esforço no caminho de deus” o que eles entendem ser uma guerra santa.

Atualmente o Estado Islâmico ocupa parte do Iraque, da síria e o norte da África, eles têm cerca de 25 mil soldados, e são responsáveis por diversos assassinatos.

Suas principais fontes de dinheiro é a venda de petróleo, água e escravos, sem falar das cobranças de impostos sobre as áreas conquistadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com