TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADE E ESTRATEGIA - CASE - Prof Ricardo D'Alò De Oliveira

Monografias: OPORTUNIDADE E ESTRATEGIA - CASE - Prof Ricardo D'Alò De Oliveira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 2

OPORTUNIDADE E A ESTRATÉGIA

1. Em 2003 foi um ano que começou com um pessimismo muito grande em relação a política econômica do governo Lula. Porém, durante o ano a inflação foi ficando sobre controle, a atividade econômica antes fraca terminou o ano com aceleração. Lula também seguiu as metas do FMI, e isto deu uma força muito grande para a visão do Brasil no Exterior.

Com base na analise SWOT destacamos:

Potencialidade: A sinalização do mercado exterior em aceitar os produtos brasileiros

Fragilidade: mesmo o mercado sinalizando positivamente, o cenário ainda é instável

Oportunidades: a empresa pode se aproveitar do momento da economia para investir e se lançar no mercado de exportação ficando conhecida internacionalmente e conquistando novos clientes.

Ameaças: por ser um mercado que esta sendo aberto ainda podem ocorrer oscilações, problemas em se adequar aos padrões, falta de informação, concorrência, entre outros.

A empresa deve adotar como estratégia um estudo sobre os ganhos efetivos e gastos demandados com a nova operação a ser criada na organização, ponderando se é interessante muitas vezes deixar de ter algum ganho imediato, porém estar abrindo a empresa para o mercado internacional (com grande potencial de crescimento) ou se não é viável esta abertura de mercado devido as condições atuais de operação da empresa.

2. No lugar de JB eu faria um levantamento de todas as hipóteses que envolvem o fechamento do negocio com Guilhermo ou não. Pois se a PG optar em fechar negocio terá que alterar praticamente toda sua estrutura e fazer altos investimentos, mas estará se abrindo para um mercado que esta em crescente expansão, podendo ser este negócio a porta para muitos outros. Caso ele não aceite acabara sendo engolido pelo mercado interno, sendo obrigado a vender a empresa para seu maior cliente. Acho que mesmo sendo uma estratégia de risco, se empresa tem de onde retirar recursos ela deve investir.

3. A empresa PG entrou no Projeto devido à facilidade que ela encontrou em saber um pouco mais sobre os interesses de empresas internacionais no seu produto e com o intuito de posteriormente iniciar um projeto para a exportação de seus produtos, porém foi surpreendida com a oferta feita por Guilhermo. Caso JB aceite a proposta de negocio oferecida por Guilhermo e por algum motivo este contrato seja quebrado, JB pode buscar novos clientes no exterior, ou novos clientes no próprio Brasil e ainda propor uma sociedade ao seu maior cliente ou até mesmo a venda da PG sendo esta ultima hipótese um pouco mais difícil agora, já que a empresa com os investimentos feitos terá uma notável valorização, podendo seu cliente não dispor de recursos para a aquisição.

4. A empresa produzindo em um País e fornecendo em outro corre sérios riscos na questão da variação cambial, por exemplo, se ela vender seu produto em dólar no exterior e a moeda local sofrer uma valorização, isso fará com que sua margem de lucro seja minimizada, corre riscos com legislações de outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com