TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Savana - Sahel

Dissertações: Savana - Sahel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho apresenta a Savana – Sahel mais concretamente sobre a localização, clima e espécies.

O Sahel é uma faixa de 500km à 700km de largura, em média, e 5.400km de extensão, situada na África Subsaaria.

A metodologia utilizada foi as pesquisas bibliográficas, enriquecidas por pesquisas profundas em meios tecnológicos sobre o tema abordado.

Localização

O Sahel (que significa "costa" ou "fronteira") é o nome de uma região geográfica da África, que se estende ao sul do Sahara, desde o oceano Atlântico ao mar Vermelho. Compreende parte dos territórios do Senegal, Mauritânia, Mali, Chade, Nigéria, Níger, Sudão e Etiópia. Constitui uma zona de transição entre o deserto do Sahara e as áreas tropicais do sul.

Constitui uma zona de transição entre a ecozona paleoártica e a ecozona afro-tropical, ou seja, entre a aridez do Saara e a fértil da savana sudanesa (no sentido norte-sul).

Trata-se de uma região fitogeográfica dominada por vegetação de estepes, que recebe uma precipitação entre 150 e 300 mm por ano. Pode, portanto pensar-se que a agricultura no Sahel está condenada ao fracasso. No entanto, a região é protegida por um cinturão verde constituído por uma flora altamente diversificada, que a protege dos ventos do Saara. Por outro lado, o Sahel tem sido atingido por longos períodos de seca.

Clima

A Savana Africana são grandes extensões de terra na África com vegetação de savana temperada herbácea, tendo um clima particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e umidade do ardesértica. Quando chega a estação das chuvas, devido às suas características, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado, chegando as gramíneas até a altura de trinta centímetros, as árvores até quatro metros e os arbustos até um metro e meio.

Uma das mais famosas savanas da África é o bioma do Serengueti com árvores baixas, mas em grande número, bastante espinhosas e de folhas reduzidas em tamanho, há a predominância do cacto, da acácia, da palmeira e árvores de grande porte como o baobá, maruleira que aparecem em alguns ecossistemas da savana africana.

Espécies

A savana africana aparece na região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano desde leste a oeste, do Sudão aos Grandes Lagos.

Na savana temperada de vegetação herbáceade há formações por capões de arbustos e árvores menores, também há a predominância do cacto, da acácia, da palmeira e árvores de grande porte.

A fauna da savana africana é composta por mamíferos herbívoros de grande porte (como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante), mamíferos herbívoros (como a zebra, o impala, o gnu e antílopes), mamíferos felinos predadores (como o leão, o leopardo e o guepardo), mamíferos canídeos (como o mabeco e chacal, aves (como o falcão, a águia, oabutre e o avestruz).

Conclusão

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com