TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serra Verde

Artigos Científicos: Serra Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA PALESTRA

A Bioconstrução tem como objetivo estimular a utilização de materiais que possuem um menor impacto ambiental nas construções de moradias e equipamentos, por meio de técnicas de arquitetura adequadas tanto ao clima, às sensações a cultura e principalmente que valorizem a eficiência energética.

Em tempos difíceis, com a possibilidade de um aquecimento global a preservação ambiental e a harmonia com a natureza nos levam a mudar as nossas posturas em relação a mesma.

A Geobiologia e a Bioconstrução é diretamente ligada aos ciclos naturais, onde procuram manter e/ou restaurar a biologia natural e energética do Planeta Terra e principalmente dos seres que nele habitam.

Para colaborar principalmente com a energia ambiental é necessário utilizar normas de energia renovável, como a energia solar, eólica, maremotriz e hidráulica.

A construção renovável traz consigo uma característica única, uma vez que apresenta uma autonomia e valorização das técnicas tradicionais. Cuidando da natureza possuiremos sempre as condições para a nossa sobrevivência, e o mais importante, deixaremos para gerações futuras a possibilidade de viverem de forma saudável usufruindo do ciclo natural.

Podemos utilizar como forma renovável também os resíduos, como por exemplo, o lixo e as fezes. Esses são reaproveitados de maneira que viraram adubos. Devemos consumir o mínimo de embalagens e reutilizar o máximo. Por exemplo, a garrafa pet pode ser utilizada de várias maneiras, como estrutura e para em móveis.

A terra também é um material abundante e pode ser utilizado de maneiras diversas, como paredes de taipa, adobe e entre outras. Os ambientes em terra crua são mais agradáveis, uma vez que controlam a quantidade de calor e a umidade.

Outra maneira de tornar o ambiente agradável na Bioconstrução é interligar o projeto as sensações, cultura, necessidades e a inteiração.

A cultura aparece relacionando-se com a infância e os momentos mais marcantes dela, um exemplo é um sítio com árvores e pés de goiabas. É agora que as sensações entram em evidencia, pois o terreno agora aparece como um lugar com boas memórias e transmitem sensações diferentes em cada momento. Essas sensações definem o local da casa em que a pessoa se sente mais agitada, sonolenta, estressada e entre outros. As necessidades e os recursos entram em concomitância as necessidades através dessa determinação. Os recursos foram citados a cima.

Podemos citar aqui, a síndrome do Edifício Enfermo que tem como característica causar sintomas adversos à saúde mental e física. Um exemplo é a cidade administrativa em Belo Horizonte, alguns usuários apareceram com sintomas de lipodistrofia.

Contudo, devemos antes de projetar utilizar recursos que trarão aos usuários satisfação e comodidade ao meio, e as maneiras mais convencionais é a utilização de recursos naturais levando em conta as necessidades, as memórias e os recursos melhores para tal conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com