TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Civil Em Serra Leoa

Ensaios: Guerra Civil Em Serra Leoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 4

A Guerra Civil Serra Leoa começou em 1991, pela Frente Revolucionária Unida (FRU), sob comando de Foday Sankoh. Dezenas de milhares de pessoas morreram e mais de 2 milhões de pessoas (bem mais de um terço da população) foram deslocadas por causa dos 11 anos de conflito. Os países vizinhos tornaram-se abrigo para os refugiados que tentavam escapar da guerra civil. O conflito tornou-se conhecido por muitos dos massacres, amputações de membros, uso massivo de crianças-soldado e tráfico de diamantes de sangue como um método de financiamento das forças rebeldes. A guerra foi declarada oficialmente como encerrada em 18 de janeiro de 2002.

Uma guerra civil que começou em Março de 1991.

O conflito envolveu vários grupos étnicos e resultou num número estimado de 15.000 mortes desde 1991 a 1996. No início de 1999, as estimativas do número de mortos nesta guerra de rebeldes atingiam mais de 50.000. Em diferentes momentos, as estimativas sobre o número de pessoas deslocadas chegaram a ser de 2,5 milhões – mais de metade da população total. Cerca de meio milhão de pessoas fugiram para os países vizinhos com o propósito de escapar ao conflito civil e de se manter fora do país por conta própria ou em campos de refugiados – principalmente na Guiné e na Libéria. Mais de 250.000 cidadãos atravessaram as fronteiras com a Guiné e com a Libéria para escapar ao conflito; muitos outros milhares foram deslocados internamente e fugiram dos seus lares para se esconderem em áreas arborizadas ou nas cidades.

A Serra Leoa é um país extremamente pobre. Antes do início da guerra civil, em 1992, mais de 70 por cento dos 4,5 milhões de habitantes estavam envolvidos na agricultura, principalmente na agricultura de subsistência. Embora o país tenha recursos minerais substanciais, incluindo diamantes, ouro, rutilo e bauxita, as receitas oficiais das exportações legais têm sido pequenas nos últimos anos. Durante décadas, a maior parte da produção de diamantes e de ouro foi contrabandeada para o exterior. A infra-estrutura económica quase entrou em colapso devido à corrupção, à negligência e à guerra.

Dezoito grupos étnicos compõem a população indígena da Serra Leoa. Os Temne no norte e os Mende no Sul são os maiores grupos. Cerca de 60.000 habitantes são Crioulos, descendentes de escravos libertos que regressaram à Serra Leoa da Grã-Bretanha e da América do Norte. Os cidadãos da Serra Leoa eram conhecidos pelo seu elevado desempenho escolar, pelas suas actividades negociais, capacidade empresarial e pelos seus ofícios artísticos, especialmente escultura em madeira. Muitos fazem parte de grandes redes étnicas que se estendem para vários países, ligando os estados da África Ocidental. A história colonial da Serra Leoa foi tudo menos pacífica. Os povos indígenas levaram a cabo várias revoltas fracassadas contra o domínio Britânico e contra a dominação Crioula.

Diamantes – são sinónimo de sangue, suor e lágrimas. Isto porque em países de mineração como a Serra Leoa, os mineiros trabalham como escravos e vivem na pobreza mais abjecta.

Durante 11 anos, houve uma sangrenta guerra civil na Serra Leoa. Foi uma guerra que foi travada principalmente por causa dos diamantes. "Com a venda das pedras, as partes em conflito financiavam o seu fornecimento de armas, e as empresas internacionais de diamantes incentivaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com