TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Século XXI - Desenvolvimento Humano E Novas Perspectivas

Ensaios: Século XXI - Desenvolvimento Humano E Novas Perspectivas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 Um retrato global do mundo no século XXI .................................................

2 Desenvolvimento humano: relações éticas, individualismo, saúde

pública e desigualdade social .......................................................................

3 Materialismo e agressão ambiental. Como nos relacionamos com o

meio em que vivemos? ..................................................................................

4 Perspectivas para o desenvolvimento de uma nova sociedade ...............

5 Conclusão .......................................................................................................

Referências bibliográficas ................................................................................ 3

6

9

11

13

14

1 Um retrato global do mundo no século XXI

O século XXI surgiu frente às grandes mudanças iniciadas ainda na década de 1990, caracterizado pela terceira revolução industrial, com grandes impactos econômicos, políticos e sociais em todo o cenário global.

O mundo experimenta um processo de globalização econômica, acelerado desenvolvimento tecnológico e intensos debates sobre a fragilidade do planeta e preservação da espécie humana, que revoluciona totalmente a nossa própria visão de mundo.

Novos termos passam a fazer parte do vocabulário de todas as áreas do conhecimento, como: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, efeito estufa, ecologia, preservação das espécies, desigualdade social, diversidade cultural, reciclagem, preservação da saúde, informação e tecnologia. Surgem fóruns internacionais de debates sobre o futuro do planeta e da espécie humana.

As recentes tendências da globalização econômica com a abertura das fronteiras para o comércio mundial, a revolução tecnológica e a expansão da informática revolucionaram uma cultura consumista sem precedentes na história da humanidade. O sistema capitalista de produção se baseou exclusivamente na relação produção-capital-consumo. Esse sistema capitalista promoveu novas contradições e desigualdades sociais em todo o mundo.

A globalização econômica, longe de ser um processo democrático e de desenvolvimento social, fez emergir situações de miséria, vulnerabilidade, exclusão e injustiças sociais. O mundo se depara com situações de criminalidade, tráfico de drogas, corrupção, degradação ambiental, fome e miséria, a crise econômica das grandes potências mundiais e o desemprego, ao lado de uma distribuição desigual de renda e de serviços de educação e saúde, que privilegia algumas classes sociais e uma minoria de países ricos que subjugam os mais pobres em nome do poder econômico.

Nesse processo intenso de mudança, as pessoas marginalizadas e oprimidas perdem suas referências sociais de valores e de padrões de conduta, favorecendo a anomia como patologia social e individual, que marginaliza e causa um impacto global sobre o mundo em que vivemos.

Figura 1: Criminalidade e tráfico de drogas

Fonte: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=836

Figura 2: Degradação ambiental

Fonte: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2009/09/esgotos-lancados-nos-cursos-d-agua-no.html

Figura 3: Fome e miséria

Fonte: www.google.com.br

Por outro lado, o contexto mundial não se edifica apenas em catástrofes econômicas e sociais. A informática vem revolucionando as formas de trabalho e educação, encurtando distâncias, disseminando o acesso à informação e ao conhecimento em tempo real. As novas descobertas na área médica vêm proporcionando a cura e tratamento de doenças, o aumento da expectativa e da qualidade de vida. Valores de preservação da saúde, saúde coletiva, lazer, preservação ambiental vem modificando o cotidiano das sociedades.

Na verdade, o que se vê é um processo contraditório, onde avanços nas possibilidades concretas de realização das potencialidades humanas convivem com crueldade, destrutividade em escala massiva, e desafios novos e inesperados para nossa própria sobrevivência, não só como civilização, mas também enquanto espécie: o século XXI pode facilmente transformar-se num palco de extensos genocídios, frente aos quais Bósnia e Ruanda apareçam como meros ensaios amadorísticos e desastrados (VELLOSO, s/d).

O cenário atual apresenta-se como um momento novo na História da Humanidade, fazendo emergir novas questões éticas relacionadas ao fortalecimento da democracia, à igualdade racial, às questões de gênero, à manipulação genética, à preservação dos recursos naturais e da biodiversidade e à equidade social.

Figura 4: Globalização

Fonte: http://portgeograficorayanny.blogspot.com.br/

2 Desenvolvimento humano: relações éticas, individualismo, saúde pública e desigualdade social

A ética vem sendo uma questão bastante debatida nos países do ocidente, no século XXI. A ética é um ponto central na vida humana, pois tem como finalidade construir o ser humano enquanto ser social.

No Brasil, a ética assume grande importância na construção dos indivíduos. Nosso país apresenta duas realidades completamente diferentes: uma se apresenta aos indivíduos com todos os bens necessários uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com