TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA : OS DESERDADOS DA NOVA ORDEM MUNDIA

Trabalho Escolar: TEMA : OS DESERDADOS DA NOVA ORDEM MUNDIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  15.936 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA : OS DESERDADOS DA NOVA ORDEM MUNDIAL

o contexto social muda de tempos em tempos. Os poderes são transferidos de mãos em mãos, alguns por herança, outros usurpados em conflitos, outros conquistados pelo voto.

Nova ordem é um termo que passou a ser usado nos contextos da geopolítica segundo a organização que o mundo sofreu a partir do final da década de 1980, mais precisamente com a dissolução da URSS (União Soviética), queda do Muro de Berlim e fraNova ordem, novo tempo. Desde que o Planeta passou a ser habitado pelo ser humano gmentação de outros países socialistas e o avanço do sistema capitalista.

O mundo se transformou, a expectativa de vida vem aumentando, a medicina se aprimorando, e as novas tecnologias chegaram à uma velocidade espantosa. O Capitalismo se fortaleceu em escala mundial, o consumismo se consolidou na maior parte da Terra e a vida de muitas pessoas tem melhorado.

Antes da Nova Ordem mundial tínhamos o mundo dividido em três, existia o chamado Terceiro Mundo, formado pelos países menos desenvolvidos, os mais pobres, os excluídos da Velha Ordem.

Num mundo onde as tecnologias campeiam livremente, a educação está acessível a praticamente todos os interessados, a medicina avançada, países gerando imensas riquezas, vagas de empregos em praticamente em todos os setores, é quase um contra-senso falar em excluídos, mas a realidade é outra, pois, quanto mais a riqueza cresce, as tecnologias avançam os excluídos aumentam.

Pela divisão regional mundial por conceitos socioeconômicos, existem atualmente dois mundos. O do Norte e o do Sul, os desenvolvidos e os em desenvolvimento. Mas esta divisão não retrata a realidade mundial. Os vinte países mais pobres do mundo estão praticamente todos no Continente Africano, onde os europeus sugaram o que puderam da riqueza e quando de lá saíram, na maioria dos países deixaram a desorganização social. Há uma infinidade de conflitos étnicos que bloqueiam qualquer ação de desenvolvimento. A fome e as doenças imperam em vários países e esta é uma das piores EXCLUSÕES do mundo contemporâneo, da Nova Ordem Mundial.

Falamos muito em novas tecnologias, de técnicas avançadas, de ponta, estas mesmas excluem pessoas e até países. A divisão Norte Sul ou a Centro Periferia mostra bem este tipo de exclusão, se o país não tem alto grau de industrialização ou tecnologia de ponta pertence ao sul ou a periferia. Há também os países e povos excluídos por ideologias religiosas ou políticas, impostas por grandes potências como os EUA.

Um tipo de exclusão que fere a dignidade humana é quando observamos tantos passando fome, sem tetos, sem abrigos, em cidades tão ricas e desenvolvidas como São Paulo. Quando o trabalhador perde o emprego porque não pode se reciclar, se aperfeiçoar para poder operar a nova máquina, quando ele tem vontade de fazer um curso superior e não consegue porque ganha muito pouco ou está desempregado e a universidade pública está repleta de alunos ricos. Todos estes são alguns dos DESERDADOS da Nova Ordem Mundial.

A GUERRA CIVIL EM SERRA LEOA - ÁFRICA

Serra Leoa é um país localizado no continente africano, banhado pelo Atlântico, limitado a norte e a leste pela Guiné, a sudeste pela Libéria. Serra Leoa possui montanhas no norte e no leste; nelas estão localizadas as áreas de extração de diamante, a principal atividade econômica do país.

O processo de independência de Serra Leoa teve início na década de 1960, no entanto, os colonizadores ingleses insistiam em manter sua hegemonia no país. Somente em 1971, após vários golpes de estado, Siaka Stevens, do Congresso de Todos os Povos (APC), proclamou a independência de Serra Leoa.

O país passou por uma série de conflitos internos, a década de 1990 foi marcada pela guerra entre o governo e a Frente Revolucionária Unida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com