TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de solo

Artigo: Tipos de solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de solo

O solo recobre a superfície da terra e é constituído de diferentes tipos de substâncias, como minerais, água e gás. Características como cor, porosidade, permeabilidade e textura influem no tipo de uso que se faz do solo.

Cor

No Nordeste, o solo arenoso é comum, possui boa porosidade e é também bastante permeável

A cor do solo depende do material de origem e do conteúdo de matéria orgânica (elementos vivos e não vivos compostos de carbono). O solo é mais escuro, por exemplo, quanto maior for a quantidade de matéria orgânica. A cor indica se ele é fértil ou não. Tons avermelhados ou amarelados estão associados a óxidos de ferro e, por isso, podem representar um terreno bom para plantação. É o caso da terra roxa (nome que veio da palavra italiana “rosso”, que significa “vermelho”). No Brasil, esse tipo de solo é encontrado principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Porosidade

A porosidade se refere à porção do espaço ocupado por líquidos e gases em relação à massa do solo, ou seja, diz respeito aos “vazios”. Essa característica resulta em maior ou menor circulação de água no solo. Se há mais poros, a penetração da água é maior e alcança camadas mais profundas, o que diminui a umidade do solo.

Permeabilidade

A permeabilidade do solo está diretamente relacionada à porosidade, pois diz respeito à condição da água de circular pelo solo.

Textura

Outros fatores que influenciam na permeabilidade de um solo são o tamanho e a proporção das partículas que o compõem, ou seja, sua textura. Na ordem do menor para o maior diâmetro de suas partículas, o solo pode ser argiloso, de silte (fragmentos de rocha ou partículas surgidas da destruição de outras rochas), arenoso ou de pedregulho (calcário).

O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. Além disso, tem grande quantidade de óxidos de alumínio e de ferro. A terra roxa, boa para a prática da agricultura, e o massapé, encontrado no Nordeste e muito relacionado à cultura de cana-de-açúcar, são exemplos de solo argiloso.

O solo de silte tem partículas pequenas e leves e normalmente pode sofrer erosão (desgaste ou arrastamento da terra por ação da água, do vento, de transporte ou de outros agentes). Por isso, não é usado na agricultura. Estradas de terra que soltam muito pó em períodos de seca têm esse tipo de solo.

O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco. Assim, plantas e micro-organismos têm mais dificuldade para crescer nessas condições.

Por fim, o solo de pedregulho, ou de calcário, é formado por partículas de rochas e, por isso, não é adequado para a agricultura. No entanto, o pó branco ou amarelado retirado dele é usado na agricultura para mudar a acidez do solo em que haverá cultivo. Comum em áreas de deserto, também fornece matéria-prima para a fabricação de cal e cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com