TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de erosão do solo

Artigo: Tipos de erosão do solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇAO

Erosão é o processo pelo qual a superfície da Terra fica desgastada. A erosão pode ser causada por elementos naturais como o vento e gelo glacial.

A chave para a erosão é algo chamado "fluxo de fluido." Água, ar, gelo e até mesmo são fluidos, porque eles tendem a fluir a partir de um lugar para outro, devido à força da gravidade. Das três, a água líquida é o agente mais comum de erosão, porque há tanto que na superfície da Terra.

EROSÃO

Erosão é o processo de intemperismo e transporte de sólidos (sedimentos, solo, rocha e outras partículas) no ambiente natural ou a sua origem e os deposita em outro lugar. Isso geralmente ocorre devido à transporte pelo vento, água ou gelo, por descendentes de fluência do solo e outros materiais sob a força da gravidade, ou por organismos vivos, como animais escavadores, no caso de bioerosão.

A erosão é um processo natural, mas tem sido aumentado dramaticamente por humanos, uso da terra, especialmente a agricultura industrial, desmatamento e expansão urbana. A terra que é utilizada para a agricultura industrial em geral, experimenta uma maior taxa significativa de erosão do que das terras ocupadas por vegetação natural, ou terras usadas para agricultura sustentável práticas. Isto é particularmente verdadeiro se preparo é utilizado, o que reduz a cobertura vegetal na superfície do solo e perturba tanto a estrutura do solo e as raízes das plantas que, caso contrário mantenha o solo no local. Entretanto, o uso de práticas terrenos urbanizados pode limitar a erosão, utilizando técnicas tais como terraço de construção, manejo de práticas de conservação e plantio de árvores.

Certo grau de erosão é natural e, na verdade, saudável para o ecossistema. Por exemplo, cascalhos se mover continuamente e nos cursos de água a jusante. Erosão excessiva, no entanto, causa grave problemas, como receber água de sedimentação, o ecossistema perdas e danos a título definitivo de terra.

A erosão é distinto do intemperismo, que é o processo de degradação química ou física dos minerais nas rochas, embora os dois processos podem ocorrer simultaneamente.

A erosão é uma atividade de remover a argila fina, barro e matéria orgânica em uma velocidade muito rápida. A erosão do solo é um método lento, que ocorre quando as ações da água, vento e outros fatores corroem e grind para baixo da terra, fazendo com que o solo para enfraquecer ou desaparecer.

A seguir estão os três tipos de erosões:

1. Movimento de Massa

2. A erosão hídrica:

3. eólica Erosão

• Movimento de massas:

Movimento de massa envolve o movimento de queda de rochas e solo sob o controlo ou a assistência da gravidade. Existem várias formas de movimento de massa como o fluxo de terra, avalanches de rochas e deslizamentos de terra.

• Erosão hídrica:

A erosão hídrica é um processo em duas partes relativas à separação e movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com