TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Homem E Sociedade

Ensaios: Trabalho De Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  4.978 Palavras (20 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 20

MODALIDADES DE UNIÃO E CASAMENTO

União Estável

Podemos conceituar União Estável como sendo um instituto que corresponde à ligação entre homem e mulher em caráter duradouro ou permanente.

Casamento, casório ou matrimônio é a união estabelecida entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, onde se inicia a constituição familiar, podendo ser também considerado como um contrato.

A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimonio tem origem no radical mater (mãe). Também pode ser do latim medieval casamentu: Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.

Quase todas as sociedades conferem alto grau de distinção ao estado de casado. Podendo-se notar o sentimento de repulsa que a maioria destas sociedades demonstra ao estado de solteiro. De modo geral pode-se dizer que entre as chamadas tribos primitivas não existem solteiros, pela simples razão de que estes não poderiam sobreviver.

TIPOS DE CASAMENTO

Casamento Aberto (ou liberal) - é permitido aos cônjuges ter outros parceiros sexuais por consentimento mútuo;

Casamento Branco ou Celibatário - sem relações sexuais;

Casamento Arranjado - celebrado antes do envolvimento afetivo dos contraentes, e normalmente combinado por terceiros (pais, irmãos, chefe do clã, etc.);

Casamento Civil - celebrado sob os princípios da legislação vigente em determinado Estado (nacional ou subnacional);

Casamento Misto - entre pessoas de distintas origens ou etnias;

Casamento Morgan ático - entre duas pessoas de status sociais diferentes, no qual o cônjuge de posição considerada inferior não recebe os direitos normalmente atribuídos por lei (exemplo: entre um membro de uma casa real e uma mulher da baixa nobreza);

Casamento Nuncupativo - realizado oralmente e sem as formalidades de praxe;

Casamento Religioso - celebrado perante uma autoridade religiosa;

Casamento Poligâmico - realizado entre um homem e várias mulheres (o termo também é usado coloquialmente para qualquer situação de união entre múltiplas pessoas);

Casamento Poliândrico - realizado entre uma mulher e vários homens, ocorre em certas partes do Himalaia;

Casamento Homossexual ou Casamento Gay - realizado entre duas pessoas do mesmo sexo;

Casamento de Conveniência - que é realizado primariamente por motivos económicos ou sociais.

A Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 226 reconhece três espécies de família - o casamento, a união estável e a família monoparental sendo assim, o casamento e a união estável são o que podemos conceituar como a base da vida em sociedade.

Entendemos que é possível usar a analogia entre o casamento e a união estável, haja vista que o comportamento por parte dos companheiros é igual ao dos casados, porque ambas são entidades familiares, ambas decorrem de relações de amor e afeto que formam famílias, e merecem a proteção do Estado por sua relevância social, apenas e tão somente, diferenciando-se no que tange às situações que se relacionam à solenidade e formalidade do casamento.

Conceito de família

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Podemos então, definir família como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais. Assim, no interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela geração, sexo, interesse e/ ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A família como unidade social, enfrenta uma série de tarefas de desenvolvimento, diferindo no nível dos parâmetros culturais, mas possuindo as mesmas raízes universais.

Família Elementar: Núcleo familiar formado pelos pais e pelos filhos; família nuclear.

Família extensa: Família composta da associação de famílias elementares, segundo determinados critérios em uma sociedade, mas que podem variar de sociedade para sociedade

Casamento

Casamento, casório ou matrimonio é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade.

O ser humano é uma criatura sociável que necessita do convívio com outros seres para desenvolver-se e por em prática os ensinamentos adquiridos numa permuta constante de experiências, e isso é feito em sociedade. A sociedade como conhecemos é composta de várias outras sociedades menores que são as famílias.

O resultado natural do amor entre pessoas de sexos diferentes é o casamento, quando se tem por meta o relacionamento sexual e afetivo, geradores da família e do companheirismo.

O princípio da relação afetiva o amor-paixão é muito forte suplantando os demais. À medida que o tempo passa, vai perdendo a sua força embora permaneça. É quando surge então o amor-companheirismo, aquele amor que se alegra com a alegria do outro, que fica feliz com a felicidade do outro, onde nos sentimos bem em privar da sua presença, é quando fazemos o bem sem esperarmos retribuição.

No futuro, restará apenas o amor-companheirismo que se chamará então Amor Universal.

O casamento representa um alto estágio de evolução do ser, quando se reveste de respeito e consideração pelo cônjuge, firmando-se na fidelidade e nos compromissos da camaradagem, independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com