TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transferências de fuso horário

Seminário: Transferências de fuso horário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Aluno: Lucas Matheus ribeiro de melo

3º PERIODO EJA

DATA 25/09/2013

ASSUNTO: FUSO HORÁRIO, FUSOS DO BRASIL NA ATUALIDADE COM LEI ANO E O GOVERNO QUE OFICIALIZOU A MUDANÇA.

INTERPRETANDO OS FUSOS HORÁRIOS

Alguns movimentos da terra devem-se à atração e repulsão exercidas pelos outros corpos celestes, especialmente os planetas do sistema solar. Dentre esses movimentos, os mais importantes são:

A rotação, que o planeta executa ao girar em torno de seu próprio eixo, responsável pela sucessão dos dias e noites.

A translação, que a terra executa em torno do sol e que propicia a estações do ano, que têm início nos solstícios e equinócios.

Como a terra gira no sentido oeste-leste, as localidades mais orientais, ou seja, mais a leste, têm horas mais adiantadas, enquanto as localidades

Horas atrasadas R Horas adiantadas

Referencial da posição

O ponto referencial mais importante dos fusos é o meridiano de Greenwich.

Os fusos horários foram criados por meio de uma reunião de 24 países, em 1884, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Nesse sentido, a partir da divisão da circunferência da Terra (360°) por 24, obtém-se a medida de cada fuso horário: 15°.

O Meridiano de Greenwich é o marco inicial (0°). Conforme se desloca para leste ou oeste de Greenwich, os fusos são alterados. Partindo do princípio de que a Terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste têm as horas atrasadas (-) em relação à hora de Greenwich.

O Brasil apresenta grande extensão territorial. No sentido Leste-Oeste, o país possui 4.319,4 quilômetros, fato que proporciona a existência de quatro fusos horários distintos no Brasil.

Durante muitos anos, o país adotou esses quatro fusos diferentes, entretanto, em 2008, foi aprovada, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma lei proposta pelo senador Tião Viana (PT – AC) para reduzir um fuso horário na região Norte. Nesse sentido, o extremo oeste do território brasileiro (localizado a -75° Oeste do Meridiano de Greenwich) teve seu horário adiantado em uma hora, estabelecendo o mesmo horário do fuso -60°. Essa medida teve como principal objetivo adequar os horários dos programas televisivos exibidos em rede nacional.

Veja como era e como ficou o fuso horário do Brasil em relação ao horário de Brasília.

Portanto, os estados brasileiros seguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com