TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINA BELO MONTE: IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS

Trabalho Universitário: USINA BELO MONTE: IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 6

Todas as etapas do estágio supervisionado I foram concluídas com sucesso, as análises da documentação do colégio que incluem: PDE Interativo (Plano de Desenvolvimento da Escola), PPP (Projeto Político Pedagógico) e Regimento Interno, são normas estabelecidas para atender as necessidades da escola e organizar tanto a parte administrativa quanto a pedagógica, deixaram evidentes que tanto a direção em conjunto com os demais funcionários está buscando melhorias para a unidade escolar, tanto na estrutura física quanto nas diversas atividades desenvolvidas como: a limpeza, merenda, e a própria execução das aulas.

A princípio nesta etapa inicial de estágio uma das atitudes adotada foi a de observar as instalações físicas do espaço e os recursos pedagógicos disponíveis na unidade escolar, em seguida observei os métodos e ensino prático pelo professores regentes e ritmos de aprendizagem das turmas dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, e a partir de minha análise, preparar o plano de trabalho a ser executado nas aulas. Caracterizo essa etapa de estágio como uma experiência enriquecedora, e um momento de muitas angústias e dúvidas, preocupações e inquietações, é verdade, mas enriquecedora. Esta ação foi acompanhada pela professora Ivanice, que me auxiliou na análise dos documentos norteadores para a prática escolar, e com o apoio incondicional do professor regente, com orientações oriundas de suas experiências, bem como na avaliação e dinâmicas das aulas planejadas.

A estrutura da escola se encontra consideravelmente boa, tendo ambientes de estudo adequados, exceto a quadra de esportes que mesmo tendo passado por uma reforma há pouco tempo encontra se com algumas rachaduras e sem cobertura, o que dificulta as atividades, pois as crianças ficam expostas a sol e chuva. Pude observar a preocupação da direção com a permanência dos alunos na unidade, é feito um rigoroso acompanhamento das faltas, quando alunos começam a se ausentar com freqüência, o responsável é comunicado e diagnosticado o motivo das faltas. Todavia, e importante que o aluno perceba a sua importância no âmbito escolar, pois e necessário que ele perceba que toda a equipe de funcionários está ali para possibilitar o melhor para ele, e que ele se beneficia de tudo o que é proporcionado nesse ambiente. A forma que o aluno é tratado reflete diretamente em seu aprendizado, por isso a importância de uma boa relação entre aluno – professor. Segundo Montagnini. “O estudo da dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não um sujeito da aprendizagem passivo, mas sim um indivíduo ativo, interativo e criativo. Neste sentido, a relação professor-aluno é enfatizada” (MONTAGNINI).

Contudo, o Estágio é entendido como momento de incorporar as duas realidades entre o professor e aluno, ou seja, é lugar ímpar de contato física pró-têmpore com as suas bases do passado e futuro dentro de uma perspectiva no contexto do âmbito de trabalho. Pode ser, também configurada como parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência das relações dialéticas entre a teoria e a prática. Segundo o entendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/9394/96). No Art. 82 – Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição. Partindo desse princípio constitucional de outras leis complementares no âmbito dos poderes públicos estaduais e municipais, e normas de regimentos estabelecidas pelas próprias instituições de ensino público ou particular nos institutos, universidades e faculdades; criam suas normas e regras para os estagiários em seus respectivos cursos.

Todavia, O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, queira na vida acadêmica, queira na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui um importante instrumento para a construção de conhecimento e de integração do futuro profissional na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Em conversa formal e a titulo de apresentação de minhas competências enquanto estagiário do curso de Geografia para a equipe gestora, que informou que acompanha e avalia o cumprimento das legislações educacionais, que seja no âmbito federal e estadual. Nesse primeiro momento tive a oportunidade de conhecer a proposta pedagógica escolar, plano de ação e metas as serem executados pelo projeto político pedagógico (PPP), e outras ações que a escola vem desenvolvendo para avançar na qualidade de ensino que ali é ministrado. Durante essa etapa de estágio supervisionado em geografia no ensino fundamental II, foi possível observar que o nosso papel enquanto professor requer uma atenção centralizada voltada para transmissão e construção de conhecimentos. Ou seja, para encararmos com sabedoria uma sala de aula destaco como ponto importante, a elaboração de um planejamento direcional, que venha atender as expectativas dos alunos, e que esteja pontuado com ações reais, e nas condições de trabalho de professor e suas possibilidades de conhecimento. Também nesse longo período de ganho de experiências e mediantes conversações informais com os professores e coordenador pedagógico apontaram que, para que de fato sejam mudados alguns mecanismos dentro da escola quanto ao ensino de geografia e de outras disciplinas, seria necessário a montagem de alguns laboratórios para estudos sistematizados na viabilização da construção do conhecimento, programas de incentivos e motivacionais, pois segundo o entendimento das falas desses profissionais, os alunos atendidos na unidade de ensino provem em sua totalidade de senhores, senhoras e jovens que trabalham durante todos dia em serviços muitas vezes; braçais, domésticos e outras, e que necessitam de um link motivacional especial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com