TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas Hidreletricas

Por:   •  18/6/2015  •  Artigo  •  6.715 Palavras (27 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO

“O Impacto Ambiental no Solo e na Água Proveniente da Ação Humana” é composto por reflexões referentes às alterações ambientais provocadas pelo homem no solo e na água. Analisa a poluição causada pelos produtos químicos usados na agricultura que alteram e contaminam a vida dos solos e dos rios. Faz referências também à poluição dos rios por parte dos esgotos domésticos e das grandes indústrias. Alerta para a necessidade de mais investimentos para o tratamento desses esgotos e para a importância dos mananciais que cada vez mais estão sendo encontrados em locais distantes dos centros consumidores de água, tornando a água cada vez mais escassa em certas regiões do Brasil. A idéia principal desse estudo é fazer algumas reflexões sobre os temas elencados acima, despertando o interesse das pessoas em preservar o meio ambiente para a própria preservação da espécie humana.

Unitermos: Poluição; Preservação do Meio Ambiente; Agrotóxicos; Escassez da Água; Erosão e Poluição do Solo.

DEDICATÓRIA

A todos que direta ou indiretamente contribuíram para a elaboração deste trabalho.

AGRADECIMENTOS

A Deus: Por ter-me dado forças para vencer obstáculos, não permitindo que o cansaço me dominasse. Se consegui conquistar este ideal, mais do que a todo mundo o devo ao Senhor.

Que a luz divina continue a iluminar o meu caminho e me conceda a serenidade necessária para aceitar as coisas que não pude mudar, coragem para mudar aquelas que puder e sabedoria para distinguir uma das outras.

Aos meus pais: A vocês que me deram a vida e me ensinou a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado.

A vocês que me iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que trilhasse sem medo e cheio de esperanças, não bastaria um muito obrigado.

A vocês pais por natureza e por amor, não bastaria dizer um muito obrigado, pois não tenho palavras para agradecer tudo o que tem feito por mim.

A minha irmã Sônia: A você péla dedicação, carinho, amor, paciência e incentivo que sempre teve comigo, você sempre foi e continua sendo minha fortaleza, agradeço imensamente por tudo que fez e continua fazendo por mim.

Aos mestres: Aqueles que me transmitiram seus conhecimentos, experiências profissionais e devida com dedicação e carinho, aos que me guiaram para além das teorias, das filosofias e das técnicas, expresso o meu maior agradecimento e meu profundo respeito, e sempre será pouco diante do muito que me foi oferecido.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8

1. O SOLO E A AGRICULTURA 9

1.1 A Erosão 12

1.2 A Poluição 14

1.3 As Consequências dos Agrotóxicos no Meio Ambiente 15

2. A ÁGUA 18

2.1 O Ciclo da Água 18

2.2 A Água no Planeta Terra 19

2.3 A Água no Brasil 20

2.4 Os vários usos da Água 21

2.5 A Importância da Água para o Desenvolvimento Humano 22

2.6 Fatores de Poluição da Água 23

2.7 Escassez da Água 24

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

4.FONTES 27

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratará das alterações ambientais provenientes da ação do homem e seus efeitos na sociedade e no meio ambiente.

No primeiro capítulo, será mostrado que o solo, principalmente quando usado pela agricultura, sofre alterações em suas propriedades, criando um novo ecossistema, diferenciando-se do meio natural. Ao retirar a vegetação para a prática da agricultura, o retorno de matéria orgânica para o solo é minimizado, tornando-o exposto à radiação solar, aquecendo e acelerando o processo de decomposição solar, deixando-o mais frágil à erosão e ao selamento superficial. O uso freqüente do solo subtrai os nutrientes que não são repostos, causando o empobrecimento dos mesmos e tornando as culturas mais vulneráveis às pragas e doenças, aumentando cada vez mais o uso de produtos químicos, tornando a erosão ainda mais perigosa, pois ela arrasta, juntamente com o solo, os fertilizantes e agrotóxicos, causando a contaminação dos rios.

No segundo capítulo, será feita uma apresentação da importância que a água tem para a vida humana, mostrando que os mananciais estão ficando cada vez mais escassos e poluídos, devido à falta de controle e investimentos em coletas e tratamentos de esgotos. Além disso, os mananciais próprios para o consumo, são encontrados cada vez mais longes dos centros consumidores, que é o caso do Brasil. Sabe-se que a maior parte disponível para o consumo, cerca de 80%, está localizada na região Amazônica, correspondendo apenas 5% da população brasileira e os outros 20% restantes se distribuem desigualmente para os 95% da população do Brasil.

A abordagem principal deste capítulo são as fontes de poluição da água (os agrotóxicos e a retirada da mata ciliar) e a sua escassez devido ao mau uso pelo homem.

Por fim, o objetivo principal deste estudo é mostrar que é preciso preservar o meio ambiente como condição fundamental à sobrevivência da espécie humana neste planeta.

1.O SOLO E A AGRICULTURA

A agricultura é a mais antiga e maior atividade humana. Ainda hoje mais da metade da população mundial sobrevive do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com